QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

29 de dezembro de 2010


Mais um ano que se foi, mas com certeza, podemos dizer que foi um ano muito produtivo de conquistas significativas e que farão a diferença para os anos vindouros.
Conquistamos mais 3 laboratórios totalizando 27 laboratórios ( totalmente equipados), incluindo digitalmente 90% de nossas escolas, aproximadamente 15.160 crianças, jovens e adultos.
Concluímos nosso Portfólio, que conta toda nossa trajetória desde 2005, quando a informática estava nascendo em nosso município até os dias de hoje.
Estamos a um passo de conquistar a transformação na Educação através da tecnologia.
Hoje, mais que ontem temos professores envolvidos em cursos de capacitação, descobrindo como utilizar esta ferramenta tão importante. Este ano juntando as capacitações do PROINFO e informática Básica, formamos mais de uma centena de professores .
Demos início também ao nosso Boletim Informativo, que chega a todas as escolas, tendo ou não laboratório, para que todos possam visualizar os principais acontecimentos no setor.
Nossa família está crescendo, entre monitores e equipe gestora , somos em 35 e em 2011 estamos nos preparando para crescer mais e com mais força.
Nossa Equipe deseja a todos Boas férias ,bom descanso e aproveita para parabenizar a todos pelo trabalho realizado em nossos laboratórios.

17 de dezembro de 2010

EXPOSIÇÃO DE FIM DE ANO ACONTECE NO LIONS


E.M.Lions Clube organiza um dia de exposição final, onde os alunos mostram trabalhos feitos no dia a dia e atividades artísticas, desde reproduções das obras de grandes artistas até a confecção de bonecas de pano alusivos ao dia da consciência negra.


Parabéns a Todos !!!

Fique por Dentro ...

Participando dos CAIs ...
Nossa Equipe tem participado dos CAIs ( Conselho de Avaliação Interna), de uma parte das escolas que visitamos semanalmente, para poder conhecer e participar das decisões referentes aos alunos.
Sabemos que e realidade de cada escola é uma particularidade que em apenas umas horas não dá pra conhecer, mas entendemos que participar deste momento é muito importante.
Em Avaliar as atividades dadas pelos professores de diversas áreas de conhecimento e tentar analisar a aprendizagem dos alunos;
Entender as estratégias usadas pelos professores para durante o trimestre melhorar o nível de desenvolvimento dos alunos e observar qual o tipo de recuperação proposto pela equipe de docentes para que os alunos com mais dificuldades na aprendizagem consigam um desempenho satisfatório...
Dar uma pequena contribuição para garantir que a escola possa oferecer um bom ensino, faz toda a diferença para nós.
Concordamos que os professores são a chave para que tenhamos um aluno melhor. E pensamos que qualquer tentativa de reforma ou de alteração importante no processo educativo da escola depende do esforço dele, mas queremos fazer parte da equipe que colabora .
Hoje, mais que ontem vimos que a informática tem um papel definido na escola. A informática tem sido usada como ferramenta para incrementação de aulas de vários docentes e pode colaborar no sucesso do aluno.
Parabenizamos todos os professores por usarem esta ferramenta de democratização em que os alunos controem seus conhecimentos, atingindo totalmente nossos objetivos , ou seja : Fazem um plano , traçam uma meta e utilizam o laboratório de informática como ferramenta.

CLIQUE !


Queridos Gestores e Professores ... Tome Nota !

NÃO ESQUEÇA, NO COMEÇO DO MÊS DE MARÇO DE 2011, SERÁ FORMADA UMA NOVA TURMA PARA O CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA.
SE VOCÊ JÁ CONHECE UM POUCO, VENHA APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS E AJUDAR A EQUIPE E SE VOCÊ NÃO SABE NADA , CRIE CORAGEM E VENHA CONHECER UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA APLICAR EM SUAS AULAS, DEIXANDO-AS MAIS RICAS E CRIATIVAS.
LEMBRE-SE ESTANDO NO SÉC, XXI VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA, TEM QUE CONHECER O COMPUTADOR E TUDO O QUE É POSSÍVEL FAZER COM ELE.
SEM CONTAR QUE COM O PASSAR DO TEMPO SEMPRE HAVERÁ UM AVANÇO MAIOR NA ÁREA TECNOLOGICA E NOSSO MUNICÍPIO PARTICULARMENTE , A EDUCAÇÃO, ESTARÁ NA FRENTE, POIS HOJE, 90% DE NOSSAS ESCOLAS JÁ CONTAM COM LABORATÓRIOS BEM ESTRUTURADOS E COM EQUIPAMENTOS DE PONTA.

SÓ FALTA VOCÊ , NÃO FIQUE DE FORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

22 de novembro de 2010

Parabéns a Todos a E.U Profª Maria Da Conceição Luz ...



É com essa frase que parabenizamos o maravilhoso trabalho da equipe da E.M. ProfºMaria da Conceição Luz, em Itanhaém, pois graças ao empenho e dedicação do grupo a aluna Thamires Luiza Lemos Pratt da Silva,que participou da Olímpiadas da Língua Portuguesa - Crônicas, juntamente com a sua professora Sandra Regina de Camargo,que foi selecionada para representar o município de Itanhaém,onde concorreu com mais de 125 semifinalistas na cidade de Curitiba-PR, recebendo treinamento nos dias 3,4 e 5/11.

Nesta etapa,professores e alunos de todos os estados do Brasil, participaram de ações de formação, como oficinas de leitura e escrita, e atividades culturais, como visitas a pontos turísticos.
Além disso, na noite de sexta-feira, dia 5, participaram da cerimônia de premiação regional,onde houve a escolha pelos jurados dos 38 finalista, que seguirão para a etapa nacional, em Brasília, na qual serão conhecidos os 20 vencedores da Olimpíada.

Todos foram contemplados com medalhas de bronze exceto nossa aluna que recebeu medalha de prata tendo onde sido classificada juntamente com outros 37 alunos para concorrer a final que acontecerá em Brasília-DF nos dias 28,29 e 30/11,juntamente com a professora Sandra Regina Camargo,Diretora Maria Fatima de Brito e seu pai
Antonio de Pádua Pratt da Silva.

"QUE DEUS NOS AJUDE EM MAIS ESSA CONQUISTA"










Matéria retirada do blog da escola E.M Profª Maria da Conceição
Parabéns a toda Equipe da Escola !!!
Equipe de Informática Educacional

11 de novembro de 2010

Professor em destaque... (continuação)

A professora Marlene, na escola Maria Graciette, trabalha com o PROJETO BLOG. Os alunos vão, em horário contrário, ao laboratório de Informática para pesquisar e postar suas descobertas no blog que criaram...


A seguir um texto que o monitor da escola fez, relatando sobre o projeto.


O blog, que é desenvolvido pelo 4º A, com a orientação da professora Marlene Carraro Musci e apoio do laboratório de informática (monitor Jeff e professora-orientadora Teka Pitta) está cada vez mais despertando a curiosidade dos alunos que participam do projeto, pois são assuntos de seu interesse. Fazendo com que todos se interajam em grupo, aprendendo e aplicando novas formas de pesquisa e publicação no blog, buscando sempre uma excelência nas atividades desenvolvidas. Do projeto original (que foi concluído) para este que desenvolvemos agora com este grupo, existe uma realidade muito diferente, mas acredito que os participantes aprenderam algumas coisas como, por exemplo: não só a ajudar o amigo, mas a conhecer uma ferramenta nova de trabalho, ou seja, o blog, entre outros fatores que levam a um crescimento mental do aluno.
São postagens discutidas em sala de aula, para que depois todos os alunos da sala venham ao laboratório conhecer as novidades do blog, deixando recadinhos de elogio, sugestões, criticas e dúvidas.
O blog de modo geral, vem fazendo com que toda a escola queira participar deste projeto e assim aumentar a quantidade de alunos desenvolvendo o projeto.
Jeff Chandler
Monitor da E. M. Maria Graciette

10 de novembro de 2010

Professora em Destaque ...





Marlene Carraro Mucsi - Exerce a função em duas escolas municipais, na escola Lídia Martha desenvolveu o " Projeto Tamar" com os alunos do 3º ano E e na escola Maria Graciette Dias o " Projeto com Blog" com os alunos do 4º ano A .

Confira a entrevista que a equipe de Informática Educacional (IE) fez com a professora sobre o " Projeto Tamar" .


INFORMÁTICA EDUCACIONAL(IE) Por que resolveu desenvolver este projeto?
Profª MARLENE CARRARO MUCSI — O Projeto surgiu através de uma correspondência que chegou pelo Projeto Tamar, parceria com a Petrobrás , sendo desenvolvido em todos os 3º anos da escola.
IE— Qual recurso tecnológico utilizado ?
Profª MARLENE — O laboratório de informática da escola , os alunos faziam pesquisas sobre a vida das tartarugas, exploravam o Site do Projeto Tamar, assistiam vídeos e documentários com o recurso do computador, utilizaram o Paint para desenhar e o Word para digitação de textos e Sites de Busca. Em sala de aula foi utilizado livros paradidáticos, textos informativos, DVDs que os alunos trouxeram . Também foram confeccionados vários painéis.
IE— Como foi a aceitação dos alunos com o uso do laboratório de informática?
Profª MARLENE — Eles adoraram, ficavam empolgados quando íamos para o laboratório e se o conteúdo do dia fosse diferente, cobravam dizendo quando seria a próxima aula sobre o projeto. Os pais também se envolveram com o projeto, traziam textos impressos e algo pessoal como enfeites de parede .
IE Na sua visão o laboratório de informática contribuiu no aprendizado do aluno? Justifique?
Profª MARLENE — Muito! É interativo, lúdico, facilita o aprendizado e estimula a vontade de aprender do aluno .
IE Aos alunos: O que vocês acharam deste projeto e o uso do laboratório de informática?
Alunos— Gostamos das pesquisas, site do projeto, assistir o vídeo no laboratório.

Veja algumas imagens , atividades desnvolvidas com o Paint e frases elaboradas pelos alunos ...
" Vamos parar de poluir as águas, pois as tartarugas estão em extinção."
(Adriely, João, Iago, Marcela e Bruno)
" O Projeto TAMAR foi a melhor atividade que nossa sala fez ."
(Pedro, Alan, Wytalo e Leonardo)


Parabéns !!!


Profª Marlene pelos projetos desenvolvidos .

Equipe de Informática Educacional

3 de novembro de 2010

Reunião com Monitores de Informática Educacional

Foi muito proveitosa nossa penúltima reunião do ano.
Houve dinâmica em que todos se envolveram, apesar de ficarem muito envergonhados. O monitor Rafael, num tempo recorde conseguiu solucionar o problema.
Com a experiência cada vez maior de nossos monitores, houve hoje uma troca produtiva, os monitores Willy e Suzana mostraram programas e softwares livres que são utilizados na escola em que trabalham (E. M. Noêmia Salles) e servirão como conteúdos para todas nossas escolas.
Finalizamos a reunião combinando que no dia 17/12 haverá uma confraternização com direito a brincadeira do Amigo Russo.


29 de outubro de 2010

Visitas da Equipe de Informática nas Escolas...

Esta semana, como regularmente acontece, ocorreram visitas pela Equipe de Informática Educacional.
Veja alguns professores desenvolvendo atividades.

E.M. Harry Forssell - Profª. Aline 4ª A.
Projeto sobre Animais.

E.M. Olga Lopes - Profª. Mary Pré I C
Trabalho com o TuxPaint

E.M. Lidia Martha - Profª. Mônica 4ª série
Trabalhando com o Software Educativos

Visita na Escola Divani Maria Cardoso

O novo laboratório já está sendo utilizado pelos professores e alunos. Estamos contentes pois a Inclusão Digital está acontecendo de fato.
Assessora Pedagógica Rosangela, acompanhando e auxiliando os alunos no desenvolvimento das atividades, juntamente com a monitora de informática Rosiane.

27 de outubro de 2010

Mais uma Conquista.....

Nosso Município tem como conquista 3 (Três) novos Laboratórios de Informática destinados as Escolas : E.M Maria da Penha Correa Sanches , E.M Olga Lopes de Mendonça e E.M Maranata .


" A Inclusão Digital esta cada vez mais presente em nosso município "







11 de outubro de 2010

Destaque .... " Campeonato Municipal de Pipas "


O Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém, em parceria com o Departamento de Esportes, Centro de Informações Turísticas Metropolitanas (CITM) e Departamento de Turismo, promoveu neste Sábado dia 9 de outubro o Campeonato Municipal de Pipa. O evento aconteceu na Praia do Sonho as 9 horas.

O campeonato teve como objetivo integrar a família, envolvendo pais, filhos e todos os familiares em uma atividade recreativa e de lazer, também com o objetivo de homenagear o Dia das Crianças – comemorado no dia 12 de outubro – e arrecadar alimentos.

AS CATEGORIAS – Foram avaliadas originalidade e beleza (a pipa mais trabalhada, detalhada e bonita); menor e maior tamanho e a que estiver empinada o mais distante do solo. Os participantes foram premiados com medalhas . Os cinco melhores de cada categoria; o participante mais novo e o mais velho.
Todas as pipas deveriam ser empinadas e permanecendo no ar por pelo menos dois minutos .

Veja alguns vencedores : PARABÉNS aos Participantes e Vencedores !!!

Classificação: 1º e 2º Originalidade e Beleza , 3º Pipa mais alta , 4º Participante mais Novo e 5º Participante mais Velho
1º : Aluno: João Victor (8) - Escola Municipal Lídia Martha F. Gianotti

2º : Aluno : Pedro Henrique (4) - Escola Municipal Carlos Augusto

Parabéns ! A Todos ! Equipe de Informática Educacional .

















6 de outubro de 2010

REUNIÃO DE MONITORES DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Hoje, dia 06 de outubro, tivemos mais um encontro com os nossos monitores de Informática Educacional no Centro Tecnológico.

Como pauta tivemos:
  • Atualização dos blogs - pedimos que todos colocassem nos blogs das escolas o nome da equipe gestora, da orientadora de Informática Educacional e o nome dos próprios monitores.


  • Troca de experiência - temos alguns monitores novos, que necessitam saber como funcionam os laboratórios em outras escolas, quais as dificuldades, como resolver algumas situações do dia a dia, como relatar o que aconteceu na semana etc.


          • Criação de um vídeo, utilizando o Movie Maker - Eles tiveram que fazer uma homenagem às crianças e aos professores. Em duplas eles fizeram e já colocaram em seus respectivos blogs. Vale a pena dar uma olhadinha!


          Foi uma reunião muito proveitosa e com bastante participação dos monitores.


          Obrigada pela presença de todos.

          Equipe de Informática Educacional

          PALESTRA COM MARCOS MEIER

          No dia 01 de outubro tivemos o 4º Encontro de Formação Continuada de Professores. O evento, que aconteceu no Anfiteatro da E.M. Noêmia Salles Padovan, é promovido pelo Centro de Excelência em Educação do Expoente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Estiveram presentes professores, diretores e assessores pedagógicos da rede Municipal de Educação de Itanhaém.
          O palestrante, matemático, psicólogo e mestre em Educação MARCOS MEIER, trouxe como tema: "Aprendizagem Significativa e a Função Docente’". Através de imagens que contam sobre os provérbios ele fez uma análise transformando para a realidade escolar.
          Discorreu principalmente sobre a questão do afeto, do carinho, do acolhimento que temos que ter com os alunos, percebendo pequenos "recados" que as crianças transmitem a nós, para que assim possamos ajudá-los.
          Adoramos a maneira como ele conduziu suas falas, dando a oportunidade de pensarmos em nossa prática pedagógica e até em nossos próprios filhos.





          INAUGURAÇÃO DA NOVA UNIDADE DE ENSINO DA E.M LEONOR MENDES DE BARROS II

          A inauguração da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros II, ocorreu no dia 30/09/2010.
          A nova unidade abrigará este ano 447 alunos do Ensino Fundamental (1º aos 4º anos e 4ª séries) nos períodos da manhã e tarde. Para 2011 está prevista três turmas da 5ª série.
          A escola conta, além de outros recursos, com laboratório de informática que possui 20 computadores, podendo assim continuar o trabalho com as tecnologias desenvolvidas no antigo prédio.
          Veja algumas imagens da nova escola...



          25 de setembro de 2010

          3º ENCONTRO SOBRE LAPTOPS NA EDUCAÇÃO

          No dia 14 de setembro, nós: Teka Pitta, Soraya Sales e Magda Rossmann, da Equipe de Informática Educacinal de Itanhaém, estivemos em São Paulo, na USP, para este 3º encontro sobre este projeto da OLPC ( ONG internacional sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e desenvolvimento de um Laptop por aluno) que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino, através do uso da tecnologia, mais específicamente, utilizando um laptop por criança.

          Neste encontro vimos o depoimento de algumas escolas do país, representadas por estado, tais como: Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e de outros países: Uruguai ( Felipe Rodriguez), Peru (Gullermo Spiller) e Ruanda( Juliano Bittencourt, da OLPC). Cada um apresentou as vantagens, seus problemas de adaptação e o resultado da implantação do projeto.

          Todas as experiências relatadas foram importantes e nos fez refletir bastante sobre a importância do projeto.

          Também pudemos compreender e aprender um pouco mais sobre EDUCAR EM TEMPO DE LAPTOPS, com a professora Margarita Victoria Gomes (USP e Instituto Paulo Freire) e Professora Maria de Fátima Franco (UFJF e UFMG).

          O palestrante do Peru impressionou, pois através da sua fala percebemos que, com a tecnologia bem aplicada, pode-se ter um retorno positivo, que contribua de fato para ter um salto na qualidade de ensino.
          Ele nos explicou que seu país é pequeno e que tem muito ainda a crescer em termos de desenvolvimento na educação. Falou sobre a dificuldade dos alunos em chegar até suas escolas, levando as vezes até quatro horas, para estudar, mas falou (para uma platéia, perplexa) sobre a felicidade destas crianças em chegar em suas escolas e encontrarem lá um material tão atraente, como é o laptop.
          Não importa se é no Brasil ou em outros países, o que ficou bem claro foi o sucesso do projeto, todos relataram a grande contribuição para a educação, para o aluno, para a formação do cidadão do século XXI.

          Projeto UCA - Um Computador por Aluno

          A Pensamento Digital está participando do Projeto UCA – Um Computador por Aluno como parceira do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) . O projeto, proposto pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação nos países em desenvolvimento e está sendo implantado de forma piloto na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, em Porto Alegre. O reconhecimento nacional e internacional do trabalho desenvolvido pela professora Léa da Cruz Fagundes creditou o LEC e a Pensamento Digital como especialistas no assunto e capazes de desenvolver o piloto do projeto, inovando em práticas pedagógicas no contexto de um computador para um aluno


          Acessem este outro blog, que também descreve, e muito bem, sobre o encontro.

          http://educaja.com.br/2010/09/3%C2%BA-encontro-olpcuca-e-o-uso-do-google-docs-educacao.html

          16 de setembro de 2010

          PROJETO NA E. M. MARIA GRACIETTE DIAS

          Quando estive na escola para conversar com as professoras, propus o desenvolvimento de um projeto (modesto), mas que achei que seria muito interessante para os alunos.
          A professora Marlene, do 4º ano A, aceitou e já começou a desenvolver. Para podermos fazer este projeto necessitamos da colaboração, mais que especial, do monitor de Informática Educacional da escola, o Jeff.
          Este projeto é inspirado em um desenvolvido pela Universidade do Rio Grande do Sul. Quando estava fazendo a formação do PROINFO 100h, conheci e fiquei com muita vontade de desenvolve-lo, mas necessitava de uma professora que "topasse" o desafio.
          Professora-Orientadora de Informática Educacional Maria Angelica Pitta/teka

          Confiram como está ficando o blog dos alunos no endereço:
          http://projetoalunosgraciette.blogspot.com/


          PROJETO

          São atividades desenvolvidas a partir de interrogações dos próprios alunos, em função de situações desafiadoras para si mesmos. Os alunos, organizados em pequenos grupos a partir de assuntos ou temáticas comuns, desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador. Além dos registros organizados em um portfólio (FÍSICO) durante os encontros nos quais são desenvolvidos os projetos, os grupos de alunos e o professor orientador constroem páginas na internet. Estas páginas reúnem as descobertas dos alunos e suas conclusões a respeito da investigação desenvolvida.

          ORIENTADOR

          O professor orientador atua como parceiro nas pesquisas desenvolvidas por grupos de alunos organizados em função de assuntos de investigação por eles escolhidos. Cabe-lhe orientar os alunos (individualmente e ao grupo) quanto à elaboração de questionamentos sobre o assunto de interesse escolhido, o levantamento de hipóteses e crenças momentâneas, a coleta e a seleção de informações, o estabelecimento de relações entre dados/fatos, a discussão dos resultados e a elaboração de novas indagações.
          O processo de orientação dos projetos de investigação envolve compartilhamento permanente entre os professores da equipe e, ainda, outros especialistas de áreas de conhecimento que, a critério do orientador, serão consultados com a finalidade de auxiliarem nas intervenções das produções dos alunos



          COMO SERÃO FORMADOS OS GRUPOS

          Os alunos irão pensar sobre um assunto que é de seu interesse.
          Para isto deverá escrever:

          JUSTIFICATIVA: Porque ele quer buscar estas informações. Pode fazer perguntas que terá que buscar a resposta.

          HIPÓTESE. Aqui o aluno deve colocar o que ele acha sobre o assunto, sobre suas dúvidas e curiosidades.

          METODOLOGIA: Onde ele irá pesquisar, fazer suas descobertas.
          -Ler livros, pesquisar em textos da internet

          O QUE OS ALUNOS PODEM UTILIZAR PARA REGISTRAR
          Neste sugiro que os alunos criem um blog, onde deverão registrar semanalmente suas descobertas mais significantes, para que possa ser compartilhada com todos os alunos. Neste blog os demais alunos deverão ler e fazer comentários sobre os assunto ali tratados.


          QUANTO TEMPO DE DURAÇÃO
          Para que a pesquisa seja concluída o prazo será de três meses, ou o tempo que for necessário. Os alunos deverão se reunir com o orientador uma vez por semana, para discutir os avanços, as dúvidas e outras necessidades.

          3 de setembro de 2010

          REUNIÃO NO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

          Sexta-feira, dia 27 de agosto, recebemos o mais novo integrante da Equipe de Informática Educacional, o técnico em informática Artur. Ele será mais um apoio, estará atuando junto às nossas necessidades para tentar solucionar os problemas técnicos dos laboratórios das escolas. Um outro técnico que também estará atuando junto a equipe é o Osmar, que já trabalha com a assistência técnica nas escolas municipais.
          Sejam Bem-vindos!

          4 de agosto de 2010

          6ª Reunião de Monitores

          Hoje ocorreu a reunião mensal com os monitores de informática, tivemos a participação da Assessora Pedagógica Chrystina Magalhães - Responsável pela área Língua Portuguesa do Município de Itanhaém. A mesma orientou os monitores sobre as etapas de produção de um RELATÓRIO : Planejar, Escrever, Revisar e Reescrever.
          Em seguida, a Equipe de Informática Educacional ( EIE), solicitou a elaboração de tabelas com a frequência de uso do laboratório e também de um gráfico com informações sobre os softwares mais utilizados pelos professores.





          REGISTRO DA REUNIÃO


          30 de julho de 2010


          PORTAL DO EXPOENTE: PROFESSOR FAÇA SEU CADASTRO!


          26 de julho de 2010

          Ferramentas Sociais na Educação




          A velocidade com a qual os recursos tecnológicos vêm progredindo nos dias atuais é bastante intensa e, muitas vezes, até assustadora. Quando estamos começando a nos adaptar com algum novo equipamento ou programa, mal piscamos os olhos e pronto, lá vem uma outra novidade cada vez mais aperfeiçoada e com muito mais recursos.
          Tal situação tem sido constante, mas ao invés da sociedade abrir os olhos para essa realidade, tem ocorrido o contrário, pouquíssimas pessoas têm dado a devida atenção para as tecnologias da informação e comunicação (TIC´s), principalmente na área educacional, onde estas, quando bem aproveitadas, podem transformar a prática pedagógica de qualquer educador.
          Embora a instância educacional, na sua grande maioria, não tenha percebido esse potencial transformador que são as TIC´s, conforme já destacado no parágrafo anterior, existe uma minoria que já percebeu e está fazendo a diferença em suas salas de aulas, enriquecendo diariamente a relação professor-aluno.
          Mesmo que ainda tímidas essas experiências com o uso das TIC´s, aqui no Brasil, têm sido riquíssimas e também têm apresentado resultados surpreendentes. Como um grande exemplo disso podemos citar o projeto desenvolvido pela educadora gaúcha, Marli Fiorentino, que se apropriou da ferramenta blog¹ , uma das ferramentas sociais da Web 2.0² para inovar sua prática pedagógica junto aos alunos. Tal experiência, não somente qualificou a didática da educadora, mas principalmente, permitiu com que seus alunos participassem de um processo colaborativo bastante intenso onde, a todo o momento, não somente aprendiam, mas também ensinavam, fortalecendo o discurso de Freire em Pedagogia da Autonomia, quando enfatiza que o verdadeiro ato educativo é aquele onde aprendem educador e educando.
          A experiência vivenciada por Marli e seus alunos é uma prova concreta de que a educação pode e deve usufruir das ferramentas sociais em seus ambientes de aprendizagem. O blog, ferramenta utilizada pela educadora, é apenas uma de uma série de ferramentas que podem ser aproveitadas pelo educador no intuito de não somente modernizar, mas qualificar e melhorar muito o trabalho que desenvolve com seus alunos.
          Sabemos que o novo em muitos momentos pode parecer assustador, mas não significa que somos incapazes de lhe darmos com ele.
          Por isso, deixe um pouco os temores de lado e ouse mais se não quiser ficar para trás nesse mundo tão globalizado, tecnologicamente falando.
          Ao final, com certeza, todos sairão ganhando, principalmente, professor e aluno.

          ¹ O blog desenvolvido pela educadora Marli Fiorentino e seus alunos chama-se “Vidas Secas - da ficção à realidade”. Para conhecer melhor a experiência é só acessar o link - http://vidassecascolbachini.zip.net/.

          ² Web 2.0 – Segundo Daniela Bertocchi, jornalista, mestre em Ciberjornalismo pela Universidade do Minho, não existe um consenso sobre a web 2.0. Mas, o discurso mais comum é que trata-se do processo revolucionário da internet, onde seus usuários passam a usufruir mais do poder de participação e criação que rede proporciona.


          Fonte: Juliana Alves - Pedagoga

          22 de julho de 2010

          Programa Intel Educar

          Há dez anos, o Programa Intel® Educar, com seus cursos presenciais e OnLine, certifica professores , habilitando-os para usar o computador de maneira mais efetiva; integrando a tecnologia em sala de aula, promovendo a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração. Hoje, o programa já certificou mais de 5 milhões de professores em mais de 40 países, e quer estender esse número para 13 milhões de professores até o ano de 2011, como um dos compromissos da Intel em apoiar as iniciativas para melhorar a qualidade da Educação no mundo.

          Gerenciado pela Intel e contando com o apoio da Fundação Bradesco e do SENAI para a realização dos cursos para os professores do ensino básico e na distribuição gratuita do material curricular, o Programa Intel® Educar melhora a eficácia da integração e utilização da tecnologia em sala de aula. A partir de um curso básico presencial de 24 horas e outro avançado presencial ou online de 40 horas, ambos de instrução gratuita, professores e educadores desenvolvem, de forma profissional, planos de aula mais elaborados, que servirão de modelo para suas próximas aulas, pois passam a:

          * Elaborar questões essenciais que estimulam a pesquisa em sala de aula
          * Utilizar computadores e a Internet como instrumentos de pesquisa e comunicação
          * Criar páginas na Web
          * Estimular a criatividade dos alunos
          * Criar instrumentos de avaliação para alinhamento das aulas aos padrões municipal, estadual e federal

          Solicitação de informações:
          Se você é um professor(a) do ensino fundamental e/ou médio em exercício, tem uma atitude inovadora aberta à mudança pedagógica e com interesse em aprimorar o seu desenvolvimento profissional, visite o site www.escolavirtual.org.br/prof_Intel.asp* ou envie um e-mail para o endereço eletrônico: intel.educacao@fundacaobradesco.org.br para obter mais informações sobre o programa.

          2 de julho de 2010

          Atividade em excesso prejudica desenvolvimento da criança ...

          Educar um filho não é tarefa fácil. Pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá, indica que crianças que passam muito tempo vendo TV têm dificuldades em Matemática. Outros estudos apontam que excesso de videogame é prejudicial e há os que garantem que os jogos eletrônicos auxiliam a visão. O que fazer diante de tanta informação?
          Especialistas afirmam que o ideal é dosar as atividades, alternando tarefas que trabalhem os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, responsável pelo pensamento lógico, e o direito, mais criativo e sonhador.
          "Para um bom desenvolvimento intelectual e social é importante mesclar atividades que estimulam os dois lados do cérebro, como jogos de lógica ou pintura", recomenda a coordenadora do curso Daniel Azulay, Vânia Januário.
          Ela lembra que, enquanto desenha, por exemplo, a criança trabalha a sensibilidade, a percepção e a intuição, características que podem ser um diferencial no futuro. "Essas habilidades reforçam a autoestima, fundamental para a vida toda".
          Neurologista da infância e adolescência, Marco Antônio Arruda afirma que os pais devem procurar sempre dosar a tecnologia com a criatividade. "As crianças da era digital encontram-se talvez mais aptas a se relacionar através de um teclado do que com a fala, o olhar e o toque. É importante desenvolver a linguagem não verbal, reconhecer sentimentos através da face e dos gestos, interagir com diferentes grupos sociais, aprender a escutar, expressar suas emoções e ser empática. Por outro lado, estudos indicam que as que lidam com computador têm maior concentração e melhores habilidades cognitivas".
          O médico explica ainda que o cérebro é um órgão dinâmico, que deve ser esculpido. "O cérebro não nasce pronto. Precisa ser estimulado e moldado. É como uma cidade com ruas e avenidas. Se você não colocar carros para andarem nas ruas, elas se fecham. Contar histórias, por exemplo, pode parecer uma atividade meramente lúdica, mas estimula o desenvolvimento de atividades de sequenciação e organização".
          O estresse libera o hormônio cortisol, que provoca a morte das células do hipocampo, área do cérebro responsável pela memória de longo prazo. Portanto, nada de cobranças excessivas.
          "Criança precisa mais dos pais do que de diversas aulas extracurriculares. Talvez seja melhor jogar bola com ela, cantar, brincar, do que colocá-la em aulas. Claro que se ela quer tocar instrumento ou fazer algo específico, fará aula. Mas se for muito cobrada, pode ter transtorno de ansiedade", diz o psiquiatra Fábio Barbirato.
          Matéria retirada do site : http://www.interdidatica.com.br/

          1 de julho de 2010

          Tome Nota ! Vamos Prestigiar ...



          EJA realiza evento em comemoraçãoao encerramento do 1º semestre do ano letivo
          Na ocasião, os alunos da EJA realizarão relatos e apresentações, que evidenciarão a valorização da sabedoria popular no processo de ensino e aprendizagem
          Mais um semestre foi concluído com sucesso para a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Itanhaém. Para comemorar o encerramento do 1º semestre do ano letivo, os estudantes realizarão o evento ‘Tempo de Recomeçar – Através da Cultura e Saberes Brasileiros’.
          Na ocasião, os alunos da EJA realizarão relatos e apresentações, que evidenciarão a valorização da sabedoria popular no processo de ensino e aprendizagem. Todos os pais, alunos e comunidade estão convidados a comparecer ao evento.
          O evento acontecerá nos dias 1º e 5 de julho, às 19h40, sendo a primeira apresentação na E.M. Harry Forssell, localizada na rua Emídio de Souza, 2.688, no Jardim Oásis. Já o segundo dia de apresentações acontecerá no Anfiteatro da E.M. Noêmia Salles Padovan, situada na rua Emídio Pereira de Castro, s/nº, no Jardim Guapiranga.
          Matéria retirada do site : http://www.itanhaem.sp.gov.br/

          Equipe de Informática Educacional - Parabeniza a Escola Municipal José Teixeira ...



          A fanfarra da Escola Municipal José Teixeira Rosas, no Rio Preto, participou neste final de semana, do III Encontro Interestadual de Bandas e Fanfarras na cidade de Ferraz de Vasconcelos, interior de São Paulo.
          O grupo, comandado pelo maestro Clóvis William da Silva, conquistou a 2ª colocação na categoria Corpo Musical. A fanfarra, que contou com 30 componentes, também levou o troféu de 2ª colocação para a Baliza Natani Weller e o troféu de campeã para a categoria Mór com Jaqueline Iushema.
          Clóvis, que rege o conjunto a mais de 8 anos fez questão de apresentar o resultado para a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Cilene Forssell.


          Matéria retirada : Site Oficial da Prefeitura Municipal de Itanhaém




          Parabéns a Direção da escola ao Maestro Clóvis e Corpo Musical !!!

          22 de junho de 2010

          Destaque da Semana : MEC avalia suas iniciativas


          Pesquisas e monitoramento vão medir o impacto DOS PROJETOS DE USO das tecnologias nas escolas por Patrícia Cornils


          Além do programa Um Computador por Aluno (UCA), o Ministério das Comunicações tem várias outras iniciativas para levar tecnologia às salas de aula. O ProInfo Integrado, que implanta laboratórios de informática nas escolas públicas; o Banda Larga nas Escolas, que até o final deste ano levará conexões a todas as escolas públicas em sedes de municípios brasileiros; o Banco Internacional de Objetos Educacionais; o portal Domínio Público e o Projetor ProInfo.

          Com esforços coordenados, o Banda Larga nas Escolas e o Proinfo Integrado levaram conexões e computadores a 44.059 escolas públicas urbanas de todo o país desde que o programa de conexão foi lançado, em abril de 2008. O número representa 67,91% de todas as 64.879 instituições abrangidas pelo projeto – as demais serão conectadas e vão receber novos laboratórios até o final do ano. Também até dezembro, a capacidade de transmissão de todas as conexões deve ser ampliada dos atuais 1 Mbps para 2 Mbps ou a maior velocidade disponível na localidade.

          O Portal Domínio Público e o Banco de Objetos Educacionais são as iniciativas de oferta de conteúdo. Além de dispor os laboratórios, o Proinfo integrado engloba ações de capacitação de professores e alunos. De acordo com o Ministério da Educação, em 2009, 332 mil professores foram capacitados para trabalhar com tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Até o fim deste ano, 303 mil terão participado de cursos de formação. O programa de capacitação de alunos, o Aluno Integrado, visa formar voluntários para auxiliar no uso e na manutenção de laboratórios. Em agosto, começa a treinar 75 mil estudantes acima de 15 anos em cursos de 180 horas. Essas iniciativas de formação complementam a implantação da infraestrutura dos laboratórios e têm como principal objetivo impedir que fiquem sem uso.

          “Ganhamos uma escala sem precedentes na oferta de tecnologia para a educação”, conta Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação. Mas, explica ele em uma reportagem publicada no portal do MEC, “não se pode confundir a oferta de infraestrutura com a criação de uma nova cultura nas escolas. Este é o próximo passo”.

          Agora, o MEC começa a se preparar para criar meios de controle social sobre o uso dos laboratórios, por meio de um sistema que será apresentado dentro de três meses, explica Bielschowsky. Conectado à rede de banda larga, o sistema vai fornecer ao MEC informações sobre os dados que trafegam a partir de e para cada escola, e que poderá ser visualizado, também, pelos cidadãos. Outra ferramenta de avaliação será uma pesquisa encomendada à Unesco para avaliar o que o uso da tecnologia mudou nas salas de aula. Deverá ser concluída nos próximos dois meses.

          Bielchowsky, que estudou mais de cem artigos avaliando o uso de TICs na educação em vários países, explica que ainda não existem meios claros para avaliar esse impacto: “Não é trivial fazer isso, porque é uma avaliação conjugada a uma série de outros fatores”. Um desses fatores é a necessidade de, uma vez oferecida a infraestrutura, e desde que funcione bem, criar, ao longo do tempo, a cultura de uso da tecnologia. O que requer esforços continuados junto a professores e alunos. E leva tempo.
          Matéria Divulgada pela A Rede nº58 maio/2010 - Link :

          15 de junho de 2010

          Destaque do Dia " Escola Municipal Profª Maria Graciette Dias" : Alunos compondo músicas em clima de COPA DO MUNDO ...

          Músicas feita pelos alunos da 4ª série A - Período da manhã - Professora Regiane Mara Tassinari.

          " Comemoração a Copa do Mundo de Futebol "


          Gol

          Bola na rede pra cabecear
          Chute atrás pra te tocar
          Toque pro Neymar que le vai chutar
          Mande pro Robinho que vai dar toquinho
          No meio campo esta o Ganso
          Do seu lado esta o Ronaldo
          E do outro o Kaká
          Eles fazem tabelinha pra ganhar!

          ÉÉÉÉ GOL!!!!

          Autores: Pedro, Dionatan e Isaque.


          .....................................................................................................................................................................................

          Futebol


          Faz o gol Brasil
          Cinco vezes campeão do mundo
          Nosso times Robinho e Nilmar
          Pra fazer o gol.

          Vou com tudo pra cima dele
          Com esse time fazer o penta virar hexa

          Vai com esse time que é o melhor do mundo.

          É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL



          Autores: Carlos Eduardo e Matheus Batista


          14 de junho de 2010

          Prefeitura Municipal Divulga no Site : Escolas de Itanhaém Participantes do TOP BLOG 2010

          Informática Educacional e mais dez Escolas Municipais concorremao prêmio Top Blog .
          Os internautas têm até o dia 10 de outubro para entrar no blog da equipe da Informática Educacional (http://www.itanhaemdigital.blogspot.com/) e votar. Ou se preferir, pelo site oficial do evento http://www.topblog.com.br/
          A Informática Educacional e mais dez escolas municipais de Itanhaém estão concorrendo ao prêmio Top Blog 2010. Os internautas têm até o dia 10 de outubro para entrar no blog da equipe (http://www.itanhaemdigital.blogspot.com/) e votar, para que assim, a Cidade consiga mais uma vez ser destaque entre as mais votadas.
          O prêmio Top Blog é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, por meio de votação decidida por júri acadêmico e popular, o blog mais conhecido da rede. Os blogs que receberem o maior número de votação recebem a premiação de acordo com sua categoria. A votação também pode ser feita pelo site oficial do evento, o http://www.topblog.com.br/.
          A equipe da Informática Educacional, que está concorrendo na categoria Tecnologia, trabalha para desenvolver e divulgar as atividades realizadas nos laboratórios de informática das escolas, sempre viabilizando a inclusão digital e a acessibilidade dos alunos à tecnologia. Usando como ferramenta principal o próprio blog . A equipe orienta professores de Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
          Seguindo esse mesmo caminho, nas categorias Variedades, Cultura e Tecnologia, estão os blogs das escolas municipais Ana Cândida Ebling de Oliveira, Célia Marina Dal Pozzo Borges, Diva do Carmo Alves de Lima, Harry Forssell, Leonor Mendes de Barros, Maria Aparecida Soares Amêndola, Maria da Conceição Luz, Maria do Carmo de Abreu Sodré, Maria Graciette Dias e Pedrina Pompeu Bastos.
          “Esta revolução informacional contribuiu para que nossas escolas, através de nós, concorressem também ao Top Blog 2010, divulgando o que ocorre nas escolas, desde trabalhos realizados pelos professores, como projetos, além de compartilharem informações importantes e necessárias aos alunos, pais e comunidade”, afirma a orientadora educacional, Soraya Rodrigues Sales.
          Os três vencedores de cada categoria serão anunciados no dia 27 de novembro, e os prêmios variam de acordo com a classificação. Os primeiros lugares na comissão acadêmica e júri popular receberão um selo Top Blog 2010, certificado e troféus. Já o segundo e terceiro lugar ganham selo e certificado.

          Confira a lista dos blogs participantes das Escolas Municipais de Itanhaém:


          E.M Ana Cândida Ebling de Oliveira
          http://www.emanacandida.blogspot.com/
          E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges
          http://www.escolaceliamarina.blogspot.com/
          E.M Diva do Carmo Alves de Lima
          http://www.emdivadocarmo.blogspot.com/
          E.M Harry Forssell
          http://www.emharryforssell.blogspot.com/
          E.M Leonor Mendes de Barros
          http://www.emleonor.blogspot.com/
          E.M Maria Aparecida Soares Amêndola
          http://www.emamendola.blogspot.com/
          E.M Maria da Conceição Luz
          http://www.conceicaoluz.blogspot.com/
          E.M Maria do Carmo de Abreu Sodré
          http://www.emmariadocarmo.blogspot.com/
          E.M Maria Graciette Dias
          http://www.emmariagraciette.blogspot.com/
          E.M Pedrina Pompeu Bastos
          http://www.empedrinapompeu.blogspot.com/
          Parabéns a todas ESCOLAS !!!

          11 de junho de 2010

          Nosso Blog : Equipe de Informática Educacional

          Nosso Blog ...

          Temos como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido nos laboratórios de informática das escolas preocupando-se com a inclusão digital e acessibilidade dos alunos a tecnologia, orientando professores desde a Educação infantil ao Ensino fundamental de como trabalhar de forma interdisciplinar e interativa utilizando esta tecnologia, além de divulgar assuntos referentes à nova era tecnológica como as Tecnologias da Informação e Comunicação capacitando assim, professores da rede de ensino. O Blog também divulga sites e link de atividades educacionais de acordo com o componente curricular trabalhado pelos professores com seus alunos.
          Esta revolução informacional contribuiu para que nossas escolas através de nós concorressem também ao TOP BLOG 2010, divulgando o que ocorre nas escolas, desde trabalhos realizados pelos professores, como projetos, além de compartilharem informações importantes e necessárias aos alunos, pais e comunidade.

          Nossas escolas participantes do TOP BLOG 2010 são:

          E.M Ana Cândida Ebling de Oliveira http://www.emanacndida.blogspot.com/

          E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges http://www.escolaceliamarina.blogspot.com/

          E.M Diva do Carmo Alves de Lima http://www.emdivadocarmo.blogspot.com/

          E.M Harry Forssell http://www.emharryforssell.blogspot.com/

          E.M Leonor Mendes de Barros http://www.emleonor.blogspot.com/

          E.M Maria Aparecida Soares Amêndola http://www.emamendola.blogspot.com/

          E.M Maria da Conceição Luz http://www.conceicaoluz.blogspot.com/

          E.M Maria do Carmo de Abreu Sodré http://www.emmariadocarmo.blogspot.com/

          E.M Maria Graciette Dias http://www.emmariagraciette.blogspot.com/

          E.M Pedrina Pompeu Bastos http://www.empedrinapompeu.blogspot.com/


          Parabéns pela participação das escolas !!!

          Este ano também estamos concorrendo ao TOP BLOG 2010 : http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=2099775

          Obrigada pelo voto !

          Futebol Financeiro : Torne-se um Craque !


          No clima da Copa, a PROTESTE lança game de futebol que ensina como lidar com as finanças de maneira fácil e divertida.
          No clima de Copa do Mundo, a PROTESTE está lançando um game educacional sobre o mundo financeiro, baseado no futebol. É um jogo dinâmico e interativo, com questões de múltipla escolha, que testa o conhecimento de educação financeira dos jogadores de várias faixas etárias à medida que eles avançam no campo, na tentativa de chegarem ao gol. Acesse agora!
          Game testa principais conceitos financeiros
          O jogo é para todas as idades e através dele toda a família pode se testar ou aprender de uma maneira divertida e eficiente sobre os principais conceitos financeiros, desde a poupança e gastos, orçamento e o uso inteligente do crédito para não estourar o orçamento.
          Ao iniciar o jogo é preciso escolher um nível, de acordo com a idade: mirim para 11 a 14 anos; juvenil de 14 a 18 e profissional para quem tem mais de 18 anos. Para saber as regras do jogo há dicas antes de começar a jogar para valer.
          Acesse agora e fique um craque nas finanças pessoais. Para jogar, clique aqui.
          Informação retirada do site :http://www.proteste.org.br
          Dica : Equipe Informática Educacional

          31 de maio de 2010

          Pesquisa da UNICAMP demonstra que blogs melhoram desempenho escolar




          Raquel do Carmo Santos
          Jornal da UNICAMP 419: 8, Dez 2008

          Os blogs já se transformaram em ferramenta de otimização do aproveitamento no aprendizado escolar. Na experiência da professora Cláudia Rodrigues, que dá aulas de Redação do ensino médio, a iniciativa mostrou-se mais do que positiva. “As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais”, atesta Cláudia, que apresentou dissertação de mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) com os resultados da estratégia aplicada em quatro turmas de uma escola em Minas Gerais, em 2007.

          Os blogs – espaço de interação na internet que são atualizados periodicamente e obedecem a uma ordem cronológica – consistem em um fenômeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página. No blog, explica Cláudia, os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. “Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno”, esclarece.

          Segundo a professora, a escola ainda possui resistência em levar para sala de aula gêneros digitais que possam auxiliar o ensino. Na opinião da autora da pesquisa, muitos ainda vêem a internet apenas como um instrumento de entretenimento e não se dão conta de sua utilidade nos estudos e pesquisas. Ela alega ainda o domínio que os jovens possuem com as tecnologias da informação e que isso melhor poderia ser aproveitado no ambiente escolar.

          Para Cláudia, um dos grandes entraves para a aceitação do blog como estratégia de ensino seria a linguagem própria que a internet produz. É como uma espécie de dialeto que os jovens utilizam para expressar suas opiniões. Mas “não se trata de substituir a forma de ensinar a norma culta. Ela tem seu espaço já reconhecido, assim como a linguagem informal. A minha proposta é utilizar um novo espaço para otimizar os debates ocorridos em sala de aula e despertar o interesse pela escrita”, explica.

          O estudo, orientado pela professora Denise Bértoli Braga, envolveu a produção de 20 blogs. Destes, foram selecionados quatro para a análise de dados da dissertação e justificar a importância do estudo. Cláudia conta que a idéia de inserir os blogs nas aulas de produção textual partiu de uma percepção, ao longo dos anos, de que havia uma carência nos debates realizados em sala e, ainda, em decorrência disso uma limitação nas discussões. A experiência, esclarece, demonstrou que a interação aumentou o interesse pela escrita, assim como os alunos passaram a buscar por orientações dos outros professores para embasar as suas opiniões promovendo, desta forma, a interdisciplinaridade.

          As discussões envolveram também família e amigos dos alunos. Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo. “Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta”, declara.

          LINK : http://nteitaperuna.blogspot.com/2010/05/pesquisa-da-unicamp-demonstra-que-blogs.html






          28 de maio de 2010

          Por Danielle Lourenço
          (Palestrante que participou do III Encontro de Informática Educacional de Itanhaém)

          Disserta sobre o Assunto : Como utilizar as tecnologias educacionais na escola ?

          Há um consenso de que devemos trabalhar com as tecnologias em prol da educação. O que não se definiu ao certo é o como...

          Desde que o computador “colocou” os pés na escola, nos anos 1980 e 1990, que o dilema permanece... Desde Papert com seu Logo até os dias atuais de blogs e sites que se busca uma resposta exata.

          Já vivemos a época da Informática terceirizada, em que empresas levam à nossa escola “uma solução completa”. Passamos pelos softwares educativos, os de autoria, pela necessidade de capacitação dos docentes e, cá estamos nós, ainda discutindo...

          Não tenho uma resposta definitiva, porém, pelas vivências e experiências destes últimos 15 anos dedicados ao estudo das tecnologias educacionais, acredito que os recursos digitais contemporâneos devem ser introduzidos na escola de acordo com o projeto pedagógico.

          Devem propiciar momentos de aprendizagem, com base nos conteúdos curriculares, nas necessidades específicas dos grupos, nos temas de pesquisas propostos... E não soltos pelo ar...

          Vamos perceber as diferenças entre o uso integrado ao projeto pedagógico e outro meio “de qualquer jeito”:

          Modelo 1
          Uma professora de língua portuguesa decide fazer um blog com os alunos. Dá um tema qualquer e orienta que cada aluno deve fazer o seu.

          Depois acessa cada um, corrige eventuais erros ortográficos e gramaticais, e pronto.

          Modelo 2
          Uma escola realiza a leitura de um livro por bimestre. Em vez de indicar um livro, a professora disponibiliza 10 títulos aos alunos. Para que ela possa acompanhar o trabalho, bem como os colegas, sugere que os alunos montem um blog sobre sua escolha literária. Orienta sobre alguns itens que são essenciais ao trabalho: mencionar ficha técnica do livro, escrever um sumário, descrição dos principais personagens, etc.

          Os colegas que leram as mesmas obras podem contribuir uns com os outros e toda a turma deve acessar os blogs dos colegas de modo a conhecer outros livros.

          Além da leitura propriamente dita, a docente trabalhou as questões da escrita, o trabalho de equipe, o gosto pela leitura, entre outros aspectos.



          O modelo 2 é muito mais significativo, não?

          Assim creio que a grande questão é utilizar as tecnologias para potencializar ações pedagógicas. E diria mais: entre usar “meia-boca” e não usar, prefiro não usar nada de tecnologias contemporânea e realizar um bom trabalho em sala de aula. O uso inadequado de tais recursos não traz apenas prejuízos acadêmicos, mas rouba o bem mais precioso que o ser humano tem: o tempo!

          Enfim, antes de ir ao Laboratório de Informática, é preciso inserir essa atividade no planejamento, contextualizá-la e torná-la significativa sob o ponto de vista educacional, e não apenas prazerosa...

          Como têm sido as suas práticas de uso de tecnologia educacional? Escreva para mim!
          Informação retirada do site: http://www.editorapositivo.com.br/