QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

25 de setembro de 2010

3º ENCONTRO SOBRE LAPTOPS NA EDUCAÇÃO

No dia 14 de setembro, nós: Teka Pitta, Soraya Sales e Magda Rossmann, da Equipe de Informática Educacinal de Itanhaém, estivemos em São Paulo, na USP, para este 3º encontro sobre este projeto da OLPC ( ONG internacional sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e desenvolvimento de um Laptop por aluno) que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino, através do uso da tecnologia, mais específicamente, utilizando um laptop por criança.

Neste encontro vimos o depoimento de algumas escolas do país, representadas por estado, tais como: Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e de outros países: Uruguai ( Felipe Rodriguez), Peru (Gullermo Spiller) e Ruanda( Juliano Bittencourt, da OLPC). Cada um apresentou as vantagens, seus problemas de adaptação e o resultado da implantação do projeto.

Todas as experiências relatadas foram importantes e nos fez refletir bastante sobre a importância do projeto.

Também pudemos compreender e aprender um pouco mais sobre EDUCAR EM TEMPO DE LAPTOPS, com a professora Margarita Victoria Gomes (USP e Instituto Paulo Freire) e Professora Maria de Fátima Franco (UFJF e UFMG).

O palestrante do Peru impressionou, pois através da sua fala percebemos que, com a tecnologia bem aplicada, pode-se ter um retorno positivo, que contribua de fato para ter um salto na qualidade de ensino.
Ele nos explicou que seu país é pequeno e que tem muito ainda a crescer em termos de desenvolvimento na educação. Falou sobre a dificuldade dos alunos em chegar até suas escolas, levando as vezes até quatro horas, para estudar, mas falou (para uma platéia, perplexa) sobre a felicidade destas crianças em chegar em suas escolas e encontrarem lá um material tão atraente, como é o laptop.
Não importa se é no Brasil ou em outros países, o que ficou bem claro foi o sucesso do projeto, todos relataram a grande contribuição para a educação, para o aluno, para a formação do cidadão do século XXI.

Projeto UCA - Um Computador por Aluno

A Pensamento Digital está participando do Projeto UCA – Um Computador por Aluno como parceira do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) . O projeto, proposto pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação nos países em desenvolvimento e está sendo implantado de forma piloto na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, em Porto Alegre. O reconhecimento nacional e internacional do trabalho desenvolvido pela professora Léa da Cruz Fagundes creditou o LEC e a Pensamento Digital como especialistas no assunto e capazes de desenvolver o piloto do projeto, inovando em práticas pedagógicas no contexto de um computador para um aluno


Acessem este outro blog, que também descreve, e muito bem, sobre o encontro.

http://educaja.com.br/2010/09/3%C2%BA-encontro-olpcuca-e-o-uso-do-google-docs-educacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário