QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

16 de maio de 2011

Interdidática 2011 aquece mercado de tecnologia educacional...

A Feira Internacional de Tecnologia Educacional – Interdidática 2011 - reuniu grandes players mundiais do mercado de tecnologia nos dias 10, 11 e 12 de maio, apresentando inovações para a área educacional.
A Abertura da Interdidática reuniu especialistas para discutir as TIC e atraiu a atenção de educadores, gestores de ensino, coordenadores pedagógicos e professores de todo o País, e de especialistas do Exterior.

Durante os três dias de evento as palestra prenderam a atenção dos profissionais da área educacional por mostrar em vídeos projetos inusitados que, de forma lúdica mais responsável, ensina matemática, física, história, entre outras disciplinas, por meios de jogos que instigam a criatividade e reflexão dos alunos.

Veja o que foi abordado por alguns palestrantes ....

O pesquisador sênior britânico da Open Univesity, Paul Lefrere, abordou a questão da criação das escolas que aprendem na palestra “Direcionamento das Escolas na Aprendizagem: Liderança e Mudança da Dinâmica Através da Inovação Tecnológica”.

Cláudio Dondi explica como as TIC permitem reconsiderar a avaliação da aprendizagem
Cláudio Dondi esclarece também que democratizar o acesso à experiência de estudo internacional, transdisciplinar e intercultural é muito importante. “O processo contribui, assim, para a inclusão e coesão sociais. Trata-se da produção de colaboração estável entre alunos, professores e equipes de pesquisa, e suas instituições, por meio de atividades de rede colaborativa e participativa em ações programadas de networking”, diz..





Mídias Conectivas são apresentadas por diretor do laboratório Mixed Reality de Cingapura
Com a palestra Mídias Conectivas: Socialização e Comunicação Interativa, Adrian David Cheok mostrou as novas facilidades já consagradas das redes sociais, que incorporam a interação entre pessoas, através dos meios de computação, com a função de promover entretenimento e comunicação interativa.
Dificuldades do uso dos computadores em sala de aula são abordadas pelo Prof. Dr. Claudio de Moura Castro
Conforme explica o economista e mestre pela Universidade de Yale e doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt. “Ainda, depois de quase meio século de tentativas, o uso dos computadores nas salas de aula tem sido uma tarefa difícil”.
Joe Cullen revela a influência da memética e neurociência social na aprendizagem pela Web
O palestrante Prof. Dr. Joe Cullen mostrou, por meio de vídeos específicos, como funciona a memética, “cujo propósito é ligar a mímica aos neurônios espelhos levando-nos à imitação”. Questionou também de que forma pode uma teoria unificada da aprendizagem ser aplicada para solucionar os problemas prementes do desenvolvimento humano.
Kugemann fala sobre a aprendizagem para todos no tempo da Web 2.0
De acordo com o doutor em Psicologia, que tem atuação em mais de 200 projetos de cooperação em tecnologia de aprendizagem na União Europeia, as sociedades podem aumentar a conscientização e estimular uma cultura de inovação e de coesão social no caminho para a real aprendizagem.
Palestra aborda Tecnologia Móvel e Redes Sociais Integradas na Educação
A palestra “Como Integrar Tecnologia Móvel & Redes Sociais em Iniciativas de Aprendizagem” promovida pela Interdidática, dia 11 de maio no Palácio das Convenções no Anhembi (SP), abordou questões de como garantir o sucesso e funcionalidade da aplicação dos dispositivos móveis integrado as mídias sociais no ambiente escolar.

Fórum da Exposição Interdidática discute as TIC ...
Em auditório repleto na tarde de segunda-feira, 10 de maio, a Profa. Dra. Ana Margarida Veiga Simão, da Faculdade de Psicologia – Portugal, proferiu a palestra “TIC possibilitam novos paradigmas de aprendizagem e práticas inovadoras em sala de aula”. A doutora em Ciências da Educação, profa. Ana Margarida Veiga Simão, relatou os benefícios que essas tecnologias proporcionam ao aprendizado contemporâneo.




Richard Noss analisa mídias digitais e o futuro da escola com as novas tecnologias
Richard Noss, que é co-diretor do London Knowledge Lab, entidade que desenvolve uma colaboração interdisciplinar junto à Universidade de Londres/Reino Unido, proferiu a palestra “Modelo Emergente da Construção do Conhecimento e seus Desafios” para centenas de educadores, no Palácio das Convenções do Anhembi. Ele expôs seu vasto conhecimento para um número bem grande de educadores.
“Eficácia na aprendizagem está relacionada como aluno recebe a informação”, diz o educador britânico Mike Lloyd
A palestra “Educar na Velocidade do Pensamento” abordou a eficácia do ensino. “As escolas vivem um dilema com o declínio das rotinas manuais e cognitivas e o aumento das rotinas interativas e analíticas”, comentou Lloyd.





Fonte:

http://www.interdidatica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário