História Online internet a serviço do processo de aprendizagem
04/04/2011
Em agosto de 2009, o Professor de História Rodolfo Neves da Poliedro de SP, criou um blog para postar o conteúdo de suas aulas - o História online. A ideia era fazer do blog um complemento de estudos, e promover maior interatividade com os assuntos abordados em aula. No site são postados resumos de aulas, imagens e documentos relacionados com os temas apresentados na sala, além de notícias sobre vestibulares. Com a página, Neves também estabeleceu um meio para responder questões e dúvidas dos alunos. A adesão dos estudantes foi tão instantânea, que o Professor começou a pensar em um projeto mais amplo, inserindo vídeos com resumos e dicas.
Neves notou que após algum tempo de atividade o blog começou a receber acessos não só de seus alunos, mas de outras pessoas e percebeu que o que tinha criado estava se tornando mais do que um complemento de aulas. Resolveu mudar o conceito para uma fonte de pesquisa e um canal de informação de acesso livre. Convidou os professores de história Fernando Terron e Daniel Leite, e a professora de Geografia, Cristina Carmo, para colaborarem com a produção de conteúdo. Terron, contribui na área de História do Brasil; Leite, com temas da atualidade, Cristina, cuida da Geografia relacionada a questões históricas.
Com a chegada de novos professores foi criado o projeto Debates ao vivo. Os docentes se reúnem para debater temas como o Tsunami no Japão, a onda de protestos no Oriente médio e outras questões de vestibulares. Os debates se transformaram em outro canal para diálogo e respostas de dúvidas Os alunos podem se comunicar com os professores por plataformas como MSN,Twitter e Facebook.
Neves comenta que o desempenho dos alunos melhorou depois que o site foi criado. "Eles gostam muito de poder em dez, 15 minutos se inteirar do conteúdo de uma aula inteira. No dia seguinte de uma publicação, eles entram na sala comentando a respeito e aproveitam para tirar dúvidas”. No site, é possível verificar os assuntos mais acessados, quais os temas chamam mais atenção e quais são as dúvidas mais frequentes. Isso, diz o professor, facilita para planejar a aula, pois esta interatividade permite recolhimento de informações em uma velocidade maior além de desinibir os alunos a fazer questionamentos".
A ideia começou a se proliferar e receber versões de outras disciplinas, como Aulas de Física, do Professor Eduardo Lessi, e o Regra de Três, do professor de Química, Thiago Bernini. Neves já começou a discutir projetos semelhantes em instituições de ensino, como a transmissão de debates online via Twitcam.
Neves notou que após algum tempo de atividade o blog começou a receber acessos não só de seus alunos, mas de outras pessoas e percebeu que o que tinha criado estava se tornando mais do que um complemento de aulas. Resolveu mudar o conceito para uma fonte de pesquisa e um canal de informação de acesso livre. Convidou os professores de história Fernando Terron e Daniel Leite, e a professora de Geografia, Cristina Carmo, para colaborarem com a produção de conteúdo. Terron, contribui na área de História do Brasil; Leite, com temas da atualidade, Cristina, cuida da Geografia relacionada a questões históricas.
Com a chegada de novos professores foi criado o projeto Debates ao vivo. Os docentes se reúnem para debater temas como o Tsunami no Japão, a onda de protestos no Oriente médio e outras questões de vestibulares. Os debates se transformaram em outro canal para diálogo e respostas de dúvidas Os alunos podem se comunicar com os professores por plataformas como MSN,Twitter e Facebook.
Neves comenta que o desempenho dos alunos melhorou depois que o site foi criado. "Eles gostam muito de poder em dez, 15 minutos se inteirar do conteúdo de uma aula inteira. No dia seguinte de uma publicação, eles entram na sala comentando a respeito e aproveitam para tirar dúvidas”. No site, é possível verificar os assuntos mais acessados, quais os temas chamam mais atenção e quais são as dúvidas mais frequentes. Isso, diz o professor, facilita para planejar a aula, pois esta interatividade permite recolhimento de informações em uma velocidade maior além de desinibir os alunos a fazer questionamentos".
A ideia começou a se proliferar e receber versões de outras disciplinas, como Aulas de Física, do Professor Eduardo Lessi, e o Regra de Três, do professor de Química, Thiago Bernini. Neves já começou a discutir projetos semelhantes em instituições de ensino, como a transmissão de debates online via Twitcam.
Conheça o site e aproveite para participar do debate que será promovido hoje, às 21:h30: "Liberdade de Expressão no Brasil e na América Latina".
Matéria retirada : http://www.arede.inf.br/inclusao/component/content/article/106-acontece/4019..
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