QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

31 de março de 2011

TECNOLOGIA ASSISTIVA



Ontem, a Equipe de Informática Educacional, representada por Adriana Braga e Magda Rossmann, estiveram na I Feira de Tecnologia Assistiva para conhecer os produtos oferecidos na área de Comunicação e Acessibilidade aplicados a Sala de Informática. Também estavam presentes a Equipe de Educação Inclusiva que desenvolve o trabalho de inclusão em Itanhaém e faz parte do Fórum permanente de Educação Inclusiva ( FOPEN).
Participamos da palestra "Tecnologia Assistiva: eliminação de barreiras no aprendizado", ministrada pela Rita Bersh, que tem como foco promover o acesso dos deficientes ao direito da educação, que é para todos.
Também levantado o fato que a Tecnologia Assistiva por si só não garante o desenvolvimento e o acesso a educação, devemos ter um planejamento que permite a utilização correta da Tecnologia Assistiva pelo aluno.
Chegamos a reflexão de qual é a melhor tecnologia para o aluno deficiente?
É aquela que promove a participação e autoria do aluno no contexto das atividades escolares. Exemplo: o aluno PC poderá receber uma mesa de comunicação ou ter um teclado virtual para selecionar a palavra e se comunicar. Mas se não tiver acesso a este recurso também poderá ser interrogado pela professora e responder através da expressão facial ou sonorização de pequenas palavras como é , não...

Rita Bersch alertou para o s Direitos dos deficientes estão assegurados através de Decretos como o 3.298 de 1999 e 0 5.296 de 2004, também as escolas que possuem a política da inclusão recebem recursos financeiros para adquirir tecnologia que favoreça o acesso a educação.

Além da Palestra tivemos acesso a católagos de produtos que ajudam na acessibilidade e promoção da autonomia dos deficientes, estes produtos já estão sendo, em sua maioria disponíveis, para as escolas.
Cabe a equipe de Informática Educacional conhecer a função da Tecnologia Assistiva e dos materiais que estão sendo encaminhados a sala de Recursos "AEE" para desenvolver ações que favoreçam a utilização com qualidade dos produtos, pelos professores e alunos .

Enquanto Diretora de Educação Comunitária e responsável pela Inclusão Digital do Município estou buscando juntamente com a equipe meios de utilização dos recursos adquiridos pela Secretaria de Educação e enviados pelo MEC.

Adriana Braga



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