QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

19 de outubro de 2011

INÍCIO DO PROJETO NA ESCOLA MUNICIPAL HARRY FORSSELL

Iniciou hoje o projeto para os alunos dos 4º e 5º anos da escola. Temos a certeza que será muito instrutivo, divertido e de muito sucesso para os alunos, professores e todos aqueles que estão envolvidos.


Este projeto é uma adaptação de um que vimos no curso do PROINFO/100h. Projeto Amora, do Rio Grande do Sul


Educadora Digital Maria Angelica Pitta

Orientadora do Visual Class Adriana Estevam

PROJETO

São atividades desenvolvidas a partir de interrogações dos próprios alunos, em função de situações desafiadoras para si mesmos. Os alunos, organizados em duplas, desenvolvem seus projetos sob a supervisão de um professor orientador. Além dos registros organizados em um portfólio (VIRTUAL) durante os encontros nos quais são desenvolvidos os projetos, as duplas constroem um projeto, utilizando o VISUAL CLASS. Este projeto reúne as descobertas dos alunos e suas conclusões a respeito da investigação desenvolvida.

ORIENTADOR

(Adriana Estevam – do Visual Class e Kátia - monitora da Informática Educacional)

O professor orientador atua como parceiro nas pesquisas desenvolvidas por grupos de alunos organizados em função de assuntos de investigação por eles escolhidos. Cabe-lhe orientar os alunos quanto à elaboração de questionamentos sobre o assunto de interesse escolhido, o levantamento de hipóteses e crenças momentâneas, a coleta e a seleção de informações, o estabelecimento de relações entre dados/fatos, a discussão dos resultados e a elaboração de novas indagações.
O processo de orientação dos projetos de investigação envolve compartilhamento permanente entre os professores da equipe e, ainda, outros especialistas de áreas de conhecimento que, a critério do orientador, serão consultados com a finalidade de auxiliarem nas intervenções das produções dos alunos


COMO SERÃO FORMADOS OS GRUPOS

Os alunos terão que participar espontaneamente. Eles irão pensar sobre um assunto que é de seu interesse ou o professor pode escolher um assunto que esteja no seu conteúdo, mas que seja de interesse deles. Este tema não poderá ter sido trabalhado anteriormente em sala de aula.

Para isto deverão escrever:

JUSTIFICATIVA: Porque ele quer buscar estas informações. Pode fazer perguntas que terá que buscar a resposta.

HIPÓTESE: Aqui o aluno deve colocar o que ele acha sobre o assunto, sobre suas dúvidas e curiosidades.

METODOLOGIA: Onde ele irá pesquisar, fazer suas descobertas.

QUANTO TEMPO DE DURAÇÃO:

Para que a pesquisa seja concluída o prazo será de dois meses. Os alunos deverão se reunir com o orientador uma vez por semana, para discutir os avanços, as dúvidas e criar sua apresentação no VISUAL CLASS.

TÉRMINO:

Será feita uma apresentação para os demais alunos da escola, na primeira semana do mês de dezembro. Data a ser definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário