QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

12 de julho de 2011

O Concurso ITACLIC oferece MP4 e Netbook aos vencedores.

E.M. Harry Forssell define vencedores do 1º Concurso de Criação Multimídia de Itanhaém

Interatividade e envolvimento com temas da atualidade. Assim foi o 1º Concurso de Criação Multimídia de Itanhaém, o ITACLIC 2011, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Informática Educacional, que premiou no último dia 30, na E.M. Harry Forssell, os três primeiros lugares nas categorias de 5ª a 6ª e de 7ª a 8ª séries.

Usando como ferramenta, o software ‘Visual Class’, aprovado no Guia de Tecnologias Educacionais, elaborado pelo MEC, os estudantes realizaram pesquisas, planejamento, síntese e comunicação, além de incentivar as relações interpessoais e o trabalho cooperativo.

Para a criação do projeto, os grupos de três a cinco alunos, orientados por professores, suporte técnico dos monitores da informática e assessoria e supervisão da equipe pedagógica da escola criaram temas que contribuíssem com a realidade vivida nos dias de hoje, como: bullying, lixo, música, anorexia, drogas, sexualidade e tsunami.

Na categoria 5ª a 6ª, o 1º lugar foi para grupo que apresentou o trabalho sobre o Tsunami, sob o comando das alunas Roberta da Silva e Viktória Cristina Santos de Souza. Já a 2ª posição ficou para o Bullying com as estudantes Stefany Santos Silva, Alessandra Sobrinho dos Santos e Mércia Santana de Almeida. E o 3ª lugar, teve como tema o Lixo, apresentado por Elilda Alves Rodrigues, João Paulo Francisco da Silva e Regiane Aparecida dos Santos Silva.

Para a categoria de 7ª a 8ª séries, o concurso definiu o 1º lugar, com o Bullying, ao grupo de Rafaela da Silva Pinheiro, Gabriel Pedro do Nascimento Souza, Guilherme dos Santos Siqueira Silva e Patrick Lucio da Silva. Em 2º lugar, com o tema Sexualidade, a conquista foi para Desire do Nascimento Ribeiro, Elizandra Ribeiro Bernardes, Izabel Ramos da Silva e Larissa da Silva Santos. Já o 3º lugar, ficou para os estudantes Gabriel dos Santos Silva, Anderson Moreira dos Santos, Danilo Aparecido Theodoro Bragante e Jhonatan Pereira da Silva com o tema Música.

Para Joelma Carneiro Diogo, educadora digital, o concurso ITACLIC proporcionou aos grupos interagirem com o software Visual Class e ainda explanarem o conhecimento adquirido através da apresentação dos trabalhos. “A equipe da Informática Educacional ficou muito satisfeita e emocionada com o resultado destas apresentações, tendo em vista o desempenho e a competência das equipes ao trabalharem com temas atuais. Vemos que a Informática Educacional está se tornando uma ferramenta extremamente importante, que auxilia no trabalho pedagógico desenvolvido na escola”.

Qualquer um dos temas sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais pôde ser utilizado na apresentação como meio ambiente, saúde, orientação sexual, diversidade cultural dentre outros. Os alunos foram os grandes responsáveis por deixar as ideias e criatividades no comando, apresentadas em textos, imagens, sons, fotos, narrações, músicas, animações, atividades e jogos educativos.

Divididas em duas categorias, de 5ª a 6ª e de 7ª a 8ª séries, o concurso foi composto por uma comissão julgadora com cinco membros da equipe de educação. E todos os elementos foram levados em conta pela bancada, desde a didática, criatividade, conteúdo, recursos, apresentação até a beleza e harmonia do projeto, com notas válidas de 0 a 10.

Os três primeiros lugares de cada categoria receberam medalhas e troféus. Além disso, o grupo que obteve o 1º lugar levou para casa um MP4, o monitor de informática um MP4 e o professor orientador um netbook.

“Nossos alunos foram incríveis nas apresentações e confecções das apresentações, eles mais uma vez se superaram. Estamos muito felizes pelo sucesso da escola”, comenta a Vice-Diretora da E. M. Harry Forssell Marlene Aparecida Rosa.


Matéria retirada do site da Prefeitura: www.itanhaem.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário