QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

16 de setembro de 2010

PROJETO NA E. M. MARIA GRACIETTE DIAS

Quando estive na escola para conversar com as professoras, propus o desenvolvimento de um projeto (modesto), mas que achei que seria muito interessante para os alunos.
A professora Marlene, do 4º ano A, aceitou e já começou a desenvolver. Para podermos fazer este projeto necessitamos da colaboração, mais que especial, do monitor de Informática Educacional da escola, o Jeff.
Este projeto é inspirado em um desenvolvido pela Universidade do Rio Grande do Sul. Quando estava fazendo a formação do PROINFO 100h, conheci e fiquei com muita vontade de desenvolve-lo, mas necessitava de uma professora que "topasse" o desafio.
Professora-Orientadora de Informática Educacional Maria Angelica Pitta/teka

Confiram como está ficando o blog dos alunos no endereço:
http://projetoalunosgraciette.blogspot.com/


PROJETO

São atividades desenvolvidas a partir de interrogações dos próprios alunos, em função de situações desafiadoras para si mesmos. Os alunos, organizados em pequenos grupos a partir de assuntos ou temáticas comuns, desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador. Além dos registros organizados em um portfólio (FÍSICO) durante os encontros nos quais são desenvolvidos os projetos, os grupos de alunos e o professor orientador constroem páginas na internet. Estas páginas reúnem as descobertas dos alunos e suas conclusões a respeito da investigação desenvolvida.

ORIENTADOR

O professor orientador atua como parceiro nas pesquisas desenvolvidas por grupos de alunos organizados em função de assuntos de investigação por eles escolhidos. Cabe-lhe orientar os alunos (individualmente e ao grupo) quanto à elaboração de questionamentos sobre o assunto de interesse escolhido, o levantamento de hipóteses e crenças momentâneas, a coleta e a seleção de informações, o estabelecimento de relações entre dados/fatos, a discussão dos resultados e a elaboração de novas indagações.
O processo de orientação dos projetos de investigação envolve compartilhamento permanente entre os professores da equipe e, ainda, outros especialistas de áreas de conhecimento que, a critério do orientador, serão consultados com a finalidade de auxiliarem nas intervenções das produções dos alunos



COMO SERÃO FORMADOS OS GRUPOS

Os alunos irão pensar sobre um assunto que é de seu interesse.
Para isto deverá escrever:

JUSTIFICATIVA: Porque ele quer buscar estas informações. Pode fazer perguntas que terá que buscar a resposta.

HIPÓTESE. Aqui o aluno deve colocar o que ele acha sobre o assunto, sobre suas dúvidas e curiosidades.

METODOLOGIA: Onde ele irá pesquisar, fazer suas descobertas.
-Ler livros, pesquisar em textos da internet

O QUE OS ALUNOS PODEM UTILIZAR PARA REGISTRAR
Neste sugiro que os alunos criem um blog, onde deverão registrar semanalmente suas descobertas mais significantes, para que possa ser compartilhada com todos os alunos. Neste blog os demais alunos deverão ler e fazer comentários sobre os assunto ali tratados.


QUANTO TEMPO DE DURAÇÃO
Para que a pesquisa seja concluída o prazo será de três meses, ou o tempo que for necessário. Os alunos deverão se reunir com o orientador uma vez por semana, para discutir os avanços, as dúvidas e outras necessidades.

Um comentário:

  1. OI Teka!! Parabéns pela conquista!!! Você está sempre inovando... e pesquisando experiências que dão certo no Brasil.

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