REDES SOCIAIS COMO ALIADAS DO PROFESSOR
O educador Marcos Cordiolli defende o uso das redes sociais na escola, tanto como ferramenta para melhorar a gestão escolar quanto para promover melhor interatividade e comunicação entre alunos e professores. As ações inovadoras, segundo Cordiolli, dependem de vários fatores, entre eles apostar na adoção de currículos flexíveis, no envolvimento crescente das famílias nos processos pedagógicos, na incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) e, em particular, no uso das redes sociais no cotidiano da sala de aula.
"As TIC´s, em particular as redes sociais, potencializam atividades pedagógicas mais amplas, envolvendo o cotidiano dos estudantes, suas famílias e grupos de convívio, bem como estimulando ações nas comunidades. Essas ações escolares transcendem a sala de aula, integrando plenamente a vida cotidiana dos estudantes com o estudo e com a escola", diz o educador. Nesse sentido, continua Cordiolli, os gestores precisam utilizar cotidianamente esses recursos, mantendo blogs, perfis no Twitter e no Facebook e outros instrumentos em funcionamento e atualizados.
Twitter e Facebook na prática:
Quatro exemplos de usos de redes sociais na sala de aula
Exercício 1
No twitter, os estudantes podem criar uma #hashtag e publicar medidas que reduzam o consumo de água em casa. Exemplos:
Poupe Água Regule a vazão do vaso sanitário.
Poupe Água Desligue a torneira enquanto estiver escovando os dentes.
Poupe Água Nunca utilize a máquina de lavar enquanto ela não estiver cheia de roupas.
Exerício 2
O professor pode criar um pefil no Twitter e apresentar frases da lingua portuguesa, perguntando se a ortografia está correta. Exemplo:
Certo ou Errado Sou eu quem vai ganhar / ou Sou eu que vou ganhar?
Os estudantes reúnem as respostas e analisam os resultados.
Exercício 3
Os alunos podem compor quadros de informações sobre a obra de um autor, como Machado de Assis, utilizando uma página do Facebook. Cada grupo pode montar uma fan page para que os membros publiquem imagens, textos, vídeos e links sobre diferntes aspectos da obra desse autor.
Exercício 4
Em grupos, os estudantes podem adotar um tema específico, como as civilizações africanas anteriores ao século XVI. Cada grupo cria um blog sobre o tema estudado e convida os colegas (que não são da turma), pelo Twitter ou Facebook, a lerem, criticarem ou complementarem as informações, comentando as publicações. Os alunos atualizam os posts ou publicam novas informações à medida que interagem com os colegas.
Texto retirado da revista Impressão Pedagógica (pág. 13) - Tecnologias Educacionais: Novas maneiras de ensinar e aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário