QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

25 de setembro de 2010

3º ENCONTRO SOBRE LAPTOPS NA EDUCAÇÃO

No dia 14 de setembro, nós: Teka Pitta, Soraya Sales e Magda Rossmann, da Equipe de Informática Educacinal de Itanhaém, estivemos em São Paulo, na USP, para este 3º encontro sobre este projeto da OLPC ( ONG internacional sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e desenvolvimento de um Laptop por aluno) que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino, através do uso da tecnologia, mais específicamente, utilizando um laptop por criança.

Neste encontro vimos o depoimento de algumas escolas do país, representadas por estado, tais como: Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e de outros países: Uruguai ( Felipe Rodriguez), Peru (Gullermo Spiller) e Ruanda( Juliano Bittencourt, da OLPC). Cada um apresentou as vantagens, seus problemas de adaptação e o resultado da implantação do projeto.

Todas as experiências relatadas foram importantes e nos fez refletir bastante sobre a importância do projeto.

Também pudemos compreender e aprender um pouco mais sobre EDUCAR EM TEMPO DE LAPTOPS, com a professora Margarita Victoria Gomes (USP e Instituto Paulo Freire) e Professora Maria de Fátima Franco (UFJF e UFMG).

O palestrante do Peru impressionou, pois através da sua fala percebemos que, com a tecnologia bem aplicada, pode-se ter um retorno positivo, que contribua de fato para ter um salto na qualidade de ensino.
Ele nos explicou que seu país é pequeno e que tem muito ainda a crescer em termos de desenvolvimento na educação. Falou sobre a dificuldade dos alunos em chegar até suas escolas, levando as vezes até quatro horas, para estudar, mas falou (para uma platéia, perplexa) sobre a felicidade destas crianças em chegar em suas escolas e encontrarem lá um material tão atraente, como é o laptop.
Não importa se é no Brasil ou em outros países, o que ficou bem claro foi o sucesso do projeto, todos relataram a grande contribuição para a educação, para o aluno, para a formação do cidadão do século XXI.

Projeto UCA - Um Computador por Aluno

A Pensamento Digital está participando do Projeto UCA – Um Computador por Aluno como parceira do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) . O projeto, proposto pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação nos países em desenvolvimento e está sendo implantado de forma piloto na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, em Porto Alegre. O reconhecimento nacional e internacional do trabalho desenvolvido pela professora Léa da Cruz Fagundes creditou o LEC e a Pensamento Digital como especialistas no assunto e capazes de desenvolver o piloto do projeto, inovando em práticas pedagógicas no contexto de um computador para um aluno


Acessem este outro blog, que também descreve, e muito bem, sobre o encontro.

http://educaja.com.br/2010/09/3%C2%BA-encontro-olpcuca-e-o-uso-do-google-docs-educacao.html

16 de setembro de 2010

PROJETO NA E. M. MARIA GRACIETTE DIAS

Quando estive na escola para conversar com as professoras, propus o desenvolvimento de um projeto (modesto), mas que achei que seria muito interessante para os alunos.
A professora Marlene, do 4º ano A, aceitou e já começou a desenvolver. Para podermos fazer este projeto necessitamos da colaboração, mais que especial, do monitor de Informática Educacional da escola, o Jeff.
Este projeto é inspirado em um desenvolvido pela Universidade do Rio Grande do Sul. Quando estava fazendo a formação do PROINFO 100h, conheci e fiquei com muita vontade de desenvolve-lo, mas necessitava de uma professora que "topasse" o desafio.
Professora-Orientadora de Informática Educacional Maria Angelica Pitta/teka

Confiram como está ficando o blog dos alunos no endereço:
http://projetoalunosgraciette.blogspot.com/


PROJETO

São atividades desenvolvidas a partir de interrogações dos próprios alunos, em função de situações desafiadoras para si mesmos. Os alunos, organizados em pequenos grupos a partir de assuntos ou temáticas comuns, desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador. Além dos registros organizados em um portfólio (FÍSICO) durante os encontros nos quais são desenvolvidos os projetos, os grupos de alunos e o professor orientador constroem páginas na internet. Estas páginas reúnem as descobertas dos alunos e suas conclusões a respeito da investigação desenvolvida.

ORIENTADOR

O professor orientador atua como parceiro nas pesquisas desenvolvidas por grupos de alunos organizados em função de assuntos de investigação por eles escolhidos. Cabe-lhe orientar os alunos (individualmente e ao grupo) quanto à elaboração de questionamentos sobre o assunto de interesse escolhido, o levantamento de hipóteses e crenças momentâneas, a coleta e a seleção de informações, o estabelecimento de relações entre dados/fatos, a discussão dos resultados e a elaboração de novas indagações.
O processo de orientação dos projetos de investigação envolve compartilhamento permanente entre os professores da equipe e, ainda, outros especialistas de áreas de conhecimento que, a critério do orientador, serão consultados com a finalidade de auxiliarem nas intervenções das produções dos alunos



COMO SERÃO FORMADOS OS GRUPOS

Os alunos irão pensar sobre um assunto que é de seu interesse.
Para isto deverá escrever:

JUSTIFICATIVA: Porque ele quer buscar estas informações. Pode fazer perguntas que terá que buscar a resposta.

HIPÓTESE. Aqui o aluno deve colocar o que ele acha sobre o assunto, sobre suas dúvidas e curiosidades.

METODOLOGIA: Onde ele irá pesquisar, fazer suas descobertas.
-Ler livros, pesquisar em textos da internet

O QUE OS ALUNOS PODEM UTILIZAR PARA REGISTRAR
Neste sugiro que os alunos criem um blog, onde deverão registrar semanalmente suas descobertas mais significantes, para que possa ser compartilhada com todos os alunos. Neste blog os demais alunos deverão ler e fazer comentários sobre os assunto ali tratados.


QUANTO TEMPO DE DURAÇÃO
Para que a pesquisa seja concluída o prazo será de três meses, ou o tempo que for necessário. Os alunos deverão se reunir com o orientador uma vez por semana, para discutir os avanços, as dúvidas e outras necessidades.

3 de setembro de 2010

REUNIÃO NO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Sexta-feira, dia 27 de agosto, recebemos o mais novo integrante da Equipe de Informática Educacional, o técnico em informática Artur. Ele será mais um apoio, estará atuando junto às nossas necessidades para tentar solucionar os problemas técnicos dos laboratórios das escolas. Um outro técnico que também estará atuando junto a equipe é o Osmar, que já trabalha com a assistência técnica nas escolas municipais.
Sejam Bem-vindos!