QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

30 de abril de 2010

Indicação : Equipe de Informática Educacional

Fonte: Projeto Livro Falado

Nasceu com o objetivo de unir pessoas com deficiência visual e videntes através da literatura e do teatro. Somos apaixonados pelo livro e pela linguagem cênica. Acreditamos que a única coisa que podemos fazer nesta vida é nos humanizarmos, mas não se trata de humanidade por humanidade.

A base estrutural deste PROJETO é a qualificação tanto da pessoa com deficiência visual para a atuação na cena quanto do ledor voluntário para a feitura de livros falados. Nestes caminhos, buscamos criar encontros que primem pela riqueza artística onde o homem se eleve de sua condição básica. É disso que se trata este PROJETO: encontros que enriqueçam nossa humanidade.

Os livros falados dessa página estão disponíveis para a audição de pessoas com deficiência visual e instituições previamente cadastradas.

Gostaríamos que o acervo fosse acessível para todas as pessoas, mas por respeito a questões que envolvem o direito autoral, não podemos disponibilizar em texto o conteúdo dos livros.

Os livros falados destinados a pessoas com deficiência visual estão de acordo com a legislação dos direitos autorais vigentes no Brasil.


Venha conferir nossa indicação : http://www.livrofalado.pro.br


Histórico : PROINFO 40 h

Imagens Proinfo 40 h : Formação realizada em 2009

CURSO PROINFO 100h

Algumas fotos do nosso curso.
Estes são realizados no CENTRO TECNOLÓGICO/NTEM.

19 de abril de 2010

478 Anos de História- Aniversário da Cidade


COMEMORAÇÕES – a programação inicia neste sábado (17) com a abertura da 6ª edição da Copa Pezinho na Bola. O jogo festivo será no Campo do Oásis, às 8h30, entre Amigos do Esporte e XV do Suarão

Prefeitura define programação do
aniversário de 478 anos de Itanhaém

No dia da fundação do Município (22), às 8 horas, será realizado o Hasteamento das Bandeiras e em seguida, acontece o Desfile Cívico e Militar, que contará com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, Guarda Municipal, Banda Marcial e SAMU-192

Já está tudo pronto para as festividades de comemoração dos 478 anos de fundação de Itanhaém. A programação inicia neste sábado (17) com a abertura da 6ª edição da Copa Pezinho na Bola. O jogo festivo será no Campo do Oásis, às 8h30, entre Amigos do Esporte e XV do Suarão, pela categoria Sub-9. No total serão 12 equipes envolvidas no torneio.

No dia 18, às 9 horas, no Campo do Sion, começa o Campeonato Master de Futebol. A partida inaugural será pela categoria 40 anos, entre as equipes CPI e XV do Suarão.

Já no dia 21, a partir das 9h30, acontece a inauguração dos Totens Históricos. Os novos espaços de divulgação irão expor fotos antigas do Município, em tamanho grande. No mesmo dia, às 18h30, será inaugurado o 1º Eco Ponto do Programa de Coleta Seletiva. A solenidade acontecerá na sede da Sociedade Amigos do Cibratel (Socibra).

No dia da fundação do Município, 22 abril, às 8 horas, será realizado o Hasteamento das Bandeiras, no Paço Municipal. Logo em seguida, às 9 horas, todos estão convidados para acompanharem o Desfile Cívico e Militar, que contará com a participação de milhares de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além da Guarda Municipal, Banda Marcial e SAMU-192.

Ainda pela manhã, às 11 horas, será inaugurado o Museu Conceição de Itanhaém, na Casa de Câmara e Cadeia. O acervo contará com fotos antigas, documentos antigos, livro de registro de ofício da Câmara Municipal de 1855 e uma carta de Benedito Calixto de 1913.

Às 12h30 o Prefeito João Carlos Forssell, juntamente com o Vice Ruy Santos e demais autoridades do Município realizarão a entrega do Complexo Aquático Educacional e do Centro de Convenções da Secretaria de Educação.

Dia 23, às 8 horas, a Praia do Gaivota recebe a 1ª etapa do Circuito Estudantil de Surf 2010. O esporte continua no dia 24 com a Copa da Juventude, no jogo entre Itanhaém X Itariri, no Campo do Savoy, às 9 horas. O confronto vale vaga para a fase Regional dos 26ª Jogos Abertos da Juventude. Às 11 horas, será reinaugurada a Trilha Urbana do Morro do sapucaitava.

Fechando a programação no dia 25, acontece a prova de pedestrianismo 10 Km Itanhaém. A largada e a chegada serão na avenida Presidente Vargas, em frente a sede da Associação Comercial do Município.

FESTA DE PEÃO – Para abrir a festa em grande estilo, no aniversário de Itanhaém, no dia 22, o público poderá curtir uma das grandes duplas de sertanejo universitário, César Menotti e Fabiano. No dia seguinte (23), o clima country continua com os maiores sucessos da dupla Hugo Pena e Gabriel.

Agora, se o pessoal prefere um ritmo diferente, não tem problema. O 6º Itanhaém Rodeo Festival tem espaço até para os micareteiros. No dia 24, o público vai aproveitar o melhor do ritmo baiano, com o grupo Jammil e Uma Noites. E se o assunto é festa, claro que não podia faltar ele, Latino. O cantor de ‘Festa no Apê’ vai fazer o público vibrar a todo o momento, no encerramento do rodeio, dia 25.

Por Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

14 de abril de 2010

Apresentação das turmas A e B - Proinfo 100h


6º encontro - Proinfo 100h
View more presentations from tekapitta.

13 de abril de 2010

Dicas para usar bem as tecnologias

As tecnologias da informação e da comunicação estão cada dia mais inseridas em nossas vidas, e na escola! A maior dificuldade dos educadores é como incluir estas ferramentas de forma proveitosa.
Pesquisei sobre o assunto e descobri no site da Revista Nova Escola um guia sobre o uso de tecnologia em sala de aula. Em especial nove dicas importantes:


1.O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
2.O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
3.O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
4.O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
5.A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
6.O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
7.A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
8.A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
9.A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.


Fonte: Nova Escola

12 de abril de 2010

Olímpiada Brasileira de Física (OBF) - 2010

Caro Professores ,

Tome nota ! Inscrições para a Olímpiada Brasileira de Física (OBF) - 2010 .


Quem pode participar ?

Alunos regularmente matriculados no ensino médio ou que estejam cursando o nono ano do ensino fundamental .

Como participar ?

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) estarão abertas até o dia 06 de agosto . Os professores de escolas de ensino médio e fundamental de todo o Brasil que desejarem que seus alunos participem da OBF 2010 devem fazer seu cadastramento.

Para isso, cada escola deverá preencher o formulário de inscrição, que está disponível no endereço http://www. sbf1.sbfisica. org.br/olimpiada s/

O objetivo da OBF é despertar e estimular o interesse pela física, assim como proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade do ensino médio e identificar os estudantes talentosos, preparando-os para as olimpíadas internacionais. Em 2009, foram inscritos cerca de 250 mil alunos, com a participação de 4.800 escolas.

A olimpíada é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As inscrições são gratuitas e qualquer aluno regularmente matriculado no ensino médio ou que esteja cursando o nono ano do ensino fundamental pode participar.

Dica : Game de Reforma Ortográfica

1º Encontro

5 de abril de 2010




Assessora Pedagógica : Magda Regina Razzano Rossmann , no dia 30 de março participou da aula da prof. Vanessa docente na E.M. Harry Forssell. Analisando como o avanço tecnológico possibilita uma nova realidade educacional, onde alunos e professores trabalham em equipe.
A Professora desenvolvia um projeto de “Propaganda”, utilizando o programa Paint ,ajudando seus alunos a desenvolverem habilidades motoras e criativas, com autonomia e confiança.levando em conta as interações do aluno com o ambiente de ensino; seu desenvolvimento e envolvimento nas atividades bem como , a cooperação do aluno na equipe.