QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

31 de março de 2010

PROINFO INTEGRADO


ProInfo Integrado Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional

O que é?

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

CURSOS OFERTADOS


•Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).


•Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:


- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.

- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.



•Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.



Quem pode participar?

Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas.

Como participar?

Professores interessados podem procurar a Secretaria de Educação do seu estado ou município.


Mais informações: inf.educacional@gmail.com

29 de março de 2010

Área / Português

www.atividadeseducativas.com.br

http://educacao.uol.com.br/portugues/ensino_fundamental.jhtm

www.bussolaescolar.com.br

www.guiademidia.com.br/sitesestudos


http://www.mundosites.net/literatura/


www.portugues.com.br

http://www.soportugues.com.br/
Aqui você encontrará inúmeras páginas com conteúdos exercícios, provas online, artigos, jogos educativos, fóruns de discussão e muito mais

http://www.notapositiva.com/sitesnotapositiva/sitesportugues.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal

uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores. Este site utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Se tiver dúvidas como editar clique em ajuda de edição (no fundo da página). Sim, você também pode editar! Leia a Introdução para mais informações.
A Wikipédia em língua portuguesa começou em junho de 2001 a partir da tradução do conteúdo da versão original, em inglês, e cresceu desde logo com a produção de novos verbetes.

22 de março de 2010

SITES EDUCACIONAIS - ÁREA / HISTÓRIA

Lista de Sites Indicados para História

WWW.historiadobrasil.net.indicados.htm
Dentro deste site a indicação de vários sites com assuntos da área, como por exemplo:
O século do Ouro
O Brasil Indígena
Regime Militar
Histórico de Imigração no Brasil
O processo de Independência do Brasil

http://www2.uol.com.br/historiaviva/museus-brasileiros/
Aqui você encontra uma gama de Museus Brasileiros como os da Bahia:
- Casa da música da Bahia
- Casa de Rui Barbosa
- Museu de Arte Moderna da Bahia
_ Museu de Arte Sacra da Bahia/UFBA

Ainda existem outros estados que possuem museus como; Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e mais...

HTTP://www.historiadomundo.com.br
Cronologia/ Pré- História, idade Antiga, Idade Media, Idade moderna, Contemporânea
Civilizações: Árabe, Assíria, Asteca, Celta, Fenícia e outras.
O Site possui informações, imagens, curiosidades das civilizações e uma seção de Destaques com assuntos importantes como: Franquismo, Peste Negra, movimento Zapatista e outros

http://www.brasilescola.com/história
Neste site os assuntos são bem variados como: Arte Barroca,
Artigos sobre a Pré- História, Sambaquis, Arte Rupestre... e mais
Nele há resumo de livros, dicas para vestibular, informações sobre Geografia e outros .

15 de março de 2010

Dicas de Sites Educacionais

Preste atenção na relação de sites educacionais que podem ajudar você PROFESSOR DE MATEMÁTICA,a trabalhar com o uso da internet na construção do conhecimento.
SITES EDUCACIONAIS
www.somatematica.com.br
Ensino Fundamental- Frações, Divisibilidade, Equações de 1º e 2º grau e outros.
Matemática Financeira
Softwares Matemáticos
Softwares Online
Jogos Matemáticos Absurdos Matemáticos
Indicação de Livros
Símbolos Matemáticos

www.matematica.com.br
Conteúdos variados de matemática
Provas de Universidades
Simulados

www.uol.com.br
Contém conteúdos específicos para quem quer estudar matemática

http;//vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/matemática.jhtm
Conteúdos como: Números Complexos, Porcentagem e juros, Geometria, Funções e outros


http:educação.uol.com.br/operações-matematicas/ensino fundamental.jhtm
É possível fazer operações online.
Para as crianças ( fundamental I) há objetos para ser contados.
A UOL também tem alguns jogos online: Ligue os Pontos, Caça Palavras, Desenhos p/ imprimir.

Oportunidade Digital

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM
Departamento de Comunicação Social
jornalismo@itanhaem.sp.gov.br – www.itanhaem.sp.gov.br
09.03.10

APRENDIZADO – os interessados deverão comparecer na rua Victor Meirelles, 35, Belas Artes

CETPI abre vagas para curso de Pintura em Hardware e Remanufatura de Computadores

As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 no CETPI, das 8h30 às 17 horas

Os munícipes interessados em se qualificar para o mercado de trabalho, o Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI) estará com inscrições abertas até o dia 12 para cursos de Pintura em Hardware e Remanufatura de Computadores.

Para a qualificação de Pintura em Hardware, que oferece 40 vagas, é necessário ter idade mínima de 16 anos e levar cópia do Registro Geral (RG). O curso de Remanufatura de Computadores possui 120 vagas e é preciso ter idade mínima de 16 anos, cópia do RG e apresentar o comprovante de curso de informática

O cadastro deve ser feito das 8h30 às 17 horas no CETPI, localizado na rua Victor Meirelles, 35, Belas Artes. Telefone 3426-3501.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Avenida Washington Luiz, 75 – Centro
Telefax.: (13) 3421.1616 / 3421.1603

Segurança na Internet

Mantenha sua privacidade na rede
Por Raul Oliveira e Shirley Skorupa

Longe de serem moda passageira, as redes sociais chegaram para ficar - e já fazem parte do dia-a-dia de muita gente. No entanto, é preciso manter as informações pessoais em segurança.


Guardadas as devidas proporções, a internet é o reflexo eletrônico do mundo real. E tanto lá quanto cá, é preciso tomar cuidado com o que se diz ou se mostra por aí: suas palavras, fotos e informações pessoais podem cair em mãos erradas.

No entanto, desde quando o filósofo grego Aristóteles afirmou que o homem é um animal gregário, ou seja, vive em bandos ou sociedade, cada vez mais procuramos meios de nos comunicar mais eficientemente. E eis o paradoxo: à medida que crescem e se diversificam os meios para nos comunicarmos, maior é o cuidado que devemos ter com o que dizemos.

Hoje em dia, principalmente entre os mais jovens, quem nunca leu ou ouviu falar do Twitter, Sonico, Facebook, MySpace, LinkedIN, Yahoo! Respostas, Flickr ou Orkut, é considerado um ser de outro planeta. Para se ter uma ideia da dimensão dessa realidade, apenas no site agregador de redes sociais Meadiciona.com existem "só" 1327 serviços cadastrados. E a tendência é que surjam outras mais em questão de dias (ou horas?).

Somando a essa necessidade humana de socialização com a facilidade de comunicação proposta pela internet, as redes sociais se proliferaram e passaram a fazer parte da vida das pessoas. Um exemplo bem atual é a página do Twitter do BBB.

Funciona assim: você segue os participantes que mais te agradam e toda vez que atualizam o microblog, você recebe um tweet informando sobre a atualização com um link para ler a mensagem no portal Globo.com. Pronto, mais uma rede foi formada: além de conferir os tweets dos seus participantes preferidos, você verifica os dos outros (mesmo daqueles que você não segue). Agora, poucos cliques o separam de uma espiadela no blog, nos vídeos, fotos ou mesmo nas informações pessoais de cada um deles - as quais passaram a estar relacionadas às suas, já que você se cadastrou no twitter e na globo.com....

Em resumo: todos sabemos que a vida dos "brothers" está aí para todos verem. Mas... e as nossas?


Vale o que a mamãe dizia

Aprendemos desde cedo que não devemos falar com estranhos. Também nos é ensinado a não colocar na porta de casa um cartaz com o seu telefone, preferências pessoais, sua agenda com seus compromissos e horários, não é? Da mesma forma que detalhes de nossa vida particular não são expostos ao público no mundo off-line, alguns cuidados devem ser tomados para não vermos nossas informações circulando por aí. Lembre-se: assim como na sociedade "lá fora", aqui também há má intenção.

E claro, há sempre a Lei de Murphy para nos complicar, como o que aconteceu com aquela mensagem falando mal do seu chefe e que acabou chegando aos olhos dele ou com o namoro que acabou por causa de uma foto que o amigo do seu amigo postou no Orkut - e que você nem se lembra de ter tirado.


Redes do mal

As redes sociais são excelentes ferramentas para aproximar pessoas, mas também facilitam a criação de perfis e comunidades voltadas a atividades ilegais. Em março de 2008, o Orkut foi obrigado a revelar à polícia os dados de usuários de uma rede de pedófilos. Em maio de 2006, não só ela foi retirada do ar mas diversas outras comunidades consideradas criminosas pelas autoridades.

Tudo isso é muito sério. Tanto que muitos sequestros tem ocorrido porque muitas pessoas tem divulgado informações demais, muitas vezes junto com fotos delas ao lado de carros importados, joias ou em viagens no exterior.

Um vídeo, em espanhol, pede para usuários refletirem antes de colocar alguma foto na internet.

Esse tipo de ação tem atingido um nível de sofisticação tamanho que até termos foram criados para designar atividades específicas, como o _cyberbullying_. Tal qual o bullying, uma prática realizada geralmente por estudantes, ela tem o objetivo de intimidar e humilhar sistematicamente um indivíduo em especial (outro aluno, um professor ou mesmo um desconhecido) por longos períodos de tempo, muitas vezes culminando em agressões físicas. Com a ajuda dos recursos da internet, os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.

Outro exemplo do quão insegura é a web é dado pelo site PIPL, o qual busca pela rede todos os dados referentes a determinada pessoa, tanto pelo nome, quanto telefone ou apelidos adotados em... redes sociais!

Como bloquear e privar suas informações das redes sociais mais famosas?

No facebook: Clique em "conta" no canto superior direito, e selecione a opção "Configuração de privacidade".

No Orkut: clique em "Configurações" na lista de menus do canto esquerdo, depois clique na aba ‘privacidade'. A alteração dos álbuns, recados, depoimentos e vídeos são feitas por lá, e também você pode deixar oculta suas visitações nos perfis alheios. Você também não vai mais saber quem visitou seu perfil.



No Myspace: clique em ‘perfil', no canto superior esquerdo, na lista de menus clique em ‘Personalizar', as configurações de privacidade pode ser para ‘Todos", "amigos somente" e "somente eu". Ainda há a opção de criar grupos de amigos, e assim, definir qual tipo de atualização ou quais álbuns esse grupo acessará.

No Twitter: clique em Settings, e selecione a opção "Protect my tweets", assim somente seus seguidores terão acesso aos seus tweets, e quando um novo seguidor der um Follow (te seguir) você tem a opção de aceitar o usuário ou não como seu seguidor.


É sempre bom lembrar:

Evite publicar informações como número telefone, endereço residencial ou onde estuda;
Proteja seus dados financeiros como números de conta corrente, de cartão de crédito e senhas;
Nunca publique seu número de identidade e de CPF;
Encare as redes sociais como vitrines no ciberespaço.
Tanto seus amigos quanto policiais, colegas de trabalho, funcionários, vizinhos chatos podem ler o que você escreve;
Não se omita! Não basta apenas não concordar ou não fazer parte: denuncie o _cyberbullying_ a um adulto de confiança;
Se você usa sala de bate-papo ou programas de mensagens instantâneas, procure usar nomes que não revelem nenhuma informação pessoal;
É aconselhável que os computadores estejam em áreas de acesso comum da casa;
Pense duas vezes antes de baixar arquivos e abrir emails - seja de destinatários desconhecidos ou não.

Sites legais:

- www.microsoft.com/brasil/athome/security/children/kidsonlinetips.mspx
- www.navegueprotegido.com.br/
- www.safernet.org.br/site/

9 de março de 2010

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

"A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social" (conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relações para dar conta de seus interesses e necessidades). Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais" (Gryzybowski, 1986:41-2)
A informática, está entrando na educação pela necessidade de se transpor as fronteiras do educar convencional, pois tudo que se modernizou na educação até o advento da informática se tornou convencional, frente a esta nova forma pedagógica de educação, oportunizando às escolas uma renovação de trabalhar os conteúdos programáticos, propiciando ao educando, eficiência na construção do conhecimento, convertendo a aula num espaço real de interação, de troca de resultados, adaptando os dados à realidade do educando.
O computador na escola, uma máquina de evolução e revolução tecnológica abrangente, fato de uma socialização emergente de uma nova sociedade, formador dos princípios alocados no interior da construção do conhecimento, como um todo reflexivo da afetividade social.
Já não se discute mais se as escolas devem ou não utilizar computadores, pois a informática é uma inapelável realidade na vida social, ignorar esta nova tecnologia é fadar-se ao ostracismo. A questão atual é: como utilizar a informática de forma mais proveitosa e educativa possível ?
Nos da Equipe de Informática Educacional de Itanhaém pensamos constantemente nesta questão , assim , orientando os docentes e capacitando docentes e gestores , assessorando-os pedagogicamente para o uso desta tecnologia no processo ensino-aprendizagem .
“ O computador no ambiente escolar, é hoje uma necessidade para o crescimento de uma nova pedagogia inovadora ” .

Equipe de Informática Educacional
NTEM – Itanhaém

8 de março de 2010

A INTERNET TEM SEU GUIA

O Governo do Estado e o Centro Paula Sousa criarem um guia de uso da Internet... nele podemos encontrar Bibliotecas, Conteúdos Diversos, sites de busca e seus recursos, portais de Educação, museus e uma infinidade de coisas...com uma lista de 669 endereços selecionados por profissionais:

http://www.proec.ufg.br/site/images/stories/guiainternet.pdf

Conheça também o guia dos curiosos... o Livro de perguntas e respostas...

http://www.solbrilhando.com.br/Curiosidades/Arquivos/guia_dos_curiosos.pdf

Dica de quem conhece

Nem parece verdade, não é mesmo?, mas é viu!


Nas minhas andanças pelo mundo virtual encontrei 2 instituições bem sérias: FVG (Faculdade Getúlio Vargas) e o Senai. Ambas com cursos de especialização gratuitos e totalmente on-line, mas com o enriquecimento de seu conhecimento garantido!
Bem, visite os sites e veja se encontra algo da sua área, que se encaixe no que você precisa aprender no momento ou que tem curiosidade.
Vale a experiênca, me acrescentou muito!


http://www5.fgv.br/fgvonline/default.aspx

(Após acessar, clique em cursos Gratuitos)

http://www.senai.br/ead/transversais/

(SENAI competências transversais) Após acessar selecione Estado/ Cursos


fonte
http://wwwprofessoraelainebio.blogspot.com/

Curso PROINFO 100 horas

Nesta segunda-feira à partir das 18h30 iniciaremos a primeira turma do curso PROINFO 100 horas. O curso tem como principal objetivo promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação, incentivando a interação e produção de conteúdos.

Segue abaixo o link com o conteúdo online do Curso :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=40"

Ao abrir o site click no PROINFO INTEGRADO e depois no item... "Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100 horas- Guia do Cursista"