QUEM SOMOS ?

Itanhaém
A Inclusão Digital iniciou em 2005, atendendo atualmente 30 escolas da Rede Municipal de Itanhaém. A Equipe é composta pelas professoras Joelma Carneiro Diogo, Magda Regina Rossmann e Soraya Rodrigues Sales, especializadas em TIC's.

28 de janeiro de 2010

Clique no Convite para visualizar

III Encontro de Informática Educacional


TECNOLOGIA - durante o evento haverá palestras, relato de experiências com informática educacional e exposição de trabalhos escolares

Encontro discutirá papel da Informática
Educacional nas escolas

O III Encontro Municipal de Informática Educacional, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, acontecerá entre os dias 4 e 5 de fevereiro, das 8 às 18 horas, na E.M. Noêmia Salles Padovan

Para quem quiser ficar sabendo a respeito das novidades sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação, em prol do aprendizado, não pode deixar de comparecer no III Encontro Municipal de Informática Educacional. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o evento acontecerá entre os dias 4 e 5 de fevereiro, das 8 às 18 horas, na E.M. Noêmia Salles Padovan.

Durante o encontro haverá palestras, relato de experiências com informática educacional e exposição de trabalhos escolares. A novidade desta edição será a participação do Professor Universitário, Evandro Mazzini, diretor de Tecnologia Educacional da Multimídia Educacional, e Pós-graduado em Informática Aplicada à Educação que realizará a palestra O Professor na Sociedade do Conhecimento, e da Pedagoga, Danielle Lourenço, pesquisadora sobre a tecnologia e seus reflexos na sociedade, ela será responsável por ministrar a palestra Eu, meu aluno e a Internet: como orientá-lo no uso correto desta ferramenta.

Na opinião da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Cilene Forssell, o encontro servirá para que os professores da rede municipal possam refletir sobre a interferência das diversas tecnologias da informação e comunicação no cotidiano das pessoas. “É necessário que pensemos sobre o que as diversas ferramentas do mundo contemporâneo são capazes de colaborar no processo de ensino-aprendizagem”.

Para participar do III Encontro de Informática Educacional, a E.M. Noêmia Salles Padovan fica na rua Emídio Pereira de Castro, s/n, Guapiranga. A entrada é aberta ao público. Confira a programação completa.



Por Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Confira a Programação

Itanhaém X Inclusão Digital


Há cinco anos a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes deu início ao programa Itanhaém Multimídias, cujo objetivo, é instalar e colocar em uso salas de informática nas escolas municipais.


Durante esses anos, além da montagem das salas, vimos desenvolvendo diversas ações de capacitação de professores. Tivemos ações diretas nas escolas e no Centro Tecnológico, atualmente denominado “Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal” , através do Programa de Formação Continuada; oferecemos capacitações sobre informática básica e informática pedagógica.



O programa favorece a Inclusão Digital e já é realidade em 23 escolas, que atendem 82 % dos alunos da Rede Municipal. Ao todo estudam em unidades que já tem sala de informática 13.970 crianças, jovens e adultos.



Equipe de Informática Educacional
Janeiro de 2010

Inclusão Digital em números- clique na imagem

Pesquisa sobre o uso do Computador nas Escolas

A Fundação Victor Civita apresentou hoje a pesquisa sobre “O uso do computador e da internet na escolas pública das capitais brasileiras”.
O objetivo, além do mapeamento, foi investigar as modalidades de uso do computador e da internet em situações educacionais do Ensino Fundamental e Médio.
Ao todo foram pesquisadas 400 escolas nas principais capitais.
Confira alguns resultados:
Os programas mais utilizados pelos professores com seus alunos são os menos complexos:
50% – Editor de texto
44% – Sites e programas de visualização de mapas
43% – Editor de apresentação
13% – WebQuest
12% – Software de programação
7% – Software de modelagem em 3D
Os programas mais utilizados pelos professores sozinhos também são os menos complexos:
74% – Editor de texto
62% – Editor de apresentação
62% – Sites e programas de visualização de mapas
22% – WebQuest
21% – Software de programação
10% – Software de modelagem em 3D
Veja mais resultados acessando o blog Todos pela Educação( http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/)
Lá você também pode baixar o relatório completo.
E sua escola se enquadra nestes resultados?